Uma casa de madeira e a sua inspiração



Durante o último encontro do Croquis Urbanos no Alto da XV, onde desenhamos/fotografamos três das casinhas de madeira da Reinaldino de Quadros, uma das casas chamava muito a atenção por fugir dos padrões que normalmente encontramos por toda cidade ao apresentar elementos que remetem ao modernismo.

Tive a oportunidade de conversar brevemente com o proprietário da casa. Ele me contou que a sua casa foi construída em 1961 por um hábil carpinteiro que foi extremamente criterioso na escolha das madeiras e na execução da obra.

Perguntei quem teria projetado a casa. Soube então que ele e sua esposa fizeram o desenho da casa inspirados por uma outra casa em alvenaria que viram e gostaram muito na Av. Nossa Senhora da Luz, logo após o cruzamento com a Fagundes Varela. Disse-me ainda que a casa existiria até hoje.

Depois do encontro fui ao local e de fato estava lá (à venda) a casa que evidentemente, como podem observar pelas fotos, foi a musa inspiradora para a casa de madeira da Reinaldino.

Esse foi apenas mais um pequeno exemplo de quantas histórias estão guardadas além das grades e muros do que vemos pelas ruas de Curitiba.

Comentários

  1. Parabéns pela descoberta. Este tipo de achado nos motiva a continuar desenhando a cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marconi. E apenas a ausência de pressa permite conhecer um pouco melhor o que a cidade nos oferece o tempo todo.

      Excluir
  2. Poxa passa o contato da imobiliária que está vendendo a casa, quem sabe... ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita! Não fotografei a placa e a foto do Google é do inicio de 2017. Sorry!

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas