Praça Santos Andrade



A Universidade e o Teatro emolduram a praça. Foi Largo Lobo de Moura, Largo Duque de Caxias e Largo da Imperatriz. O nome atual homenageia a memória do promotor e presidente do Estado José Pereira dos Santos Andrade.

Tem fonte luminosa, com memoráveis espetáculos de dança das águas na lembrança dos curitibanos. Em lados opostos da praça estão a Universidade Federal do Paraná e o majestoso Teatro Guaíra. Todos os bustos e estátuas desta praça encontram-se voltados para a Universidade, em sinal de reverência à cultura paranaense. São mais importantes os do fundador da UFPR Professores Nilo Cairo, de Victor Ferreira do Amaral e Silva, de Júlia Wanderley (professora, historiadora e 1ª poetisa do Paraná), de Rui Barbosa e de Santos Dumont - inaugurada em 1935 é a primeira estátua erigida no Brasil em sua homenagem, por iniciativa do Aero Clube do Paraná. Dentre os vários pinheiros existentes, um foi plantado em 1922, por ocasião do Centenário da Independência do Brasil, no governo de Caetano Munhoz da Rocha.
O espaço livre em frente ao Teatro Guaíra também serve de palco para vários eventos musicais e as escadarias da UFPR constantemente e historicamente são ocupadas por estudantes que estão por concluirem seus cursos e lá fazem seções de fotos para seus convites de formatura. Já o espaço em frente à grande escadaria, recebe anualmente um grande palco para as apresentações de natal.

Comentários

Postagens mais visitadas