sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A restauração do Paço da Liberdade






O Paço da Liberdade é um dos mais importantes monumentos de Curitiba, com linhas arquitetônicas que se enquadram no ecletismo – mistura de tendências arquitetônicas de períodos diversos da história e que começou a se disseminar em Curitiba no final do século XIX, com predominância do Art Nouveau. Decorando seu interior, foram colocadas portas de imbuia, uma bela escadaria e um elevador vindo da Europa, o primeiro de Curitiba.

O antigo prédio abrigou o gabinete de 42 prefeitos de Curitiba e historiadores atestam que o edifício já passou por pelo menos três reformas. Os restauradores revelam, por meio do trabalho de prospecção – pela decapagem de pequenas janelas nas paredes –, que algumas já foram pintadas pelo menos onze vezes. Construído de 1914 a 1916, o Paço é o único prédio curitibano com tombamento nas três instâncias: municipal, estadual e federal.

Cerca de 80 restauradores, operários e técnicos trabalharam na última restauração (2008-2009) para colocar em prática as duas etapas do projeto: o restauro (seguindo as mesmas técnicas da época em que foi construído) e a reciclagem (reformas de construção civil) do prédio. A restauração começou em junho de 2008 e a finalização das obras ocorreu no final do mês de março de 2009. Renovado, porém sem perder o aspecto de prédio antigo, o Paço da Liberdade foi minuciosamente restaurado com o cuidado de manter-se fiel à sua aparência original. Foram reutilizados todos os materiais originais que ainda estavam em boas condições e apenas o que realmente não tinha condições de ser reaproveitado foi substituído. O prédio dividiu seus espaços em salas para leitura; um espaço para música com um estúdio de gravação; salas e audiovisual com um estúdio de arte eletrônica; salas de exposições ocupando todo o primeiro andar. A intenção é também concentrar no Paço, cursos nas áreas de artes e comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.