Shopping Mueller



Não mais de seis travessas cortava as doze ruas de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, a Curitiba de 1878. Pelas ruas, dispersavam-se perto de 300 casas. O clima na cidade era de amor às artes, aliado ao grande espírito de progresso que influenciava as iniciativas da época.

Foi nesse clima que Gotleib Mueller, instalou na antiga estrada de Assunguy, hoje esquina das ruas Mateus Leme e Barão de Antonina, a primeira oficina mecânica e ferraria de Curitiba, sem imaginar o papel que iria desempenhar para a economia paranaense, o pioneiro da indústria metalúrgica do Paraná. Aos poucos, a modesta oficina foi se transformando num grande complexo industrial.

Há vinte e seis anos, quando os empreendedores do Mueller tiveram a idéia de construir um shopping Center em Curitiba, estavam diante de um desafio inédito: reunir, em um espaço fechado, lojistas acostumados ao tradicional comércio de rua, semeando na capital paranaense, uma crescente tendência das grandes cidades. O antigo prédio onde funcionava a fundição Marumby era o espaço ideal. O local era conhecido como a “fábrica dos irmãos Mueller”.

Para escolher o nome do shopping, os empreendedores lançaram mão de um criativo recurso. Pediram que um motorista de taxi os levasse até a fábrica Mueller. Se ele não perguntasse o endereço, o nome Mueller permaneceria. E assim foi.

A reciclagem do prédio foi aprovada (preservando apenas as paredes externas da construção. Em 1979, o prédio foi comprado. Em setembro de 1983, foi inaugurado o Shopping Mueller, tornando-se referência de consumo e sua fachada, um marco da cidade. Em 1990 foi inaugurado o Top Mueller, a terceira praça de alimentação do Brasil. Em 2003 ampliou seu estacionamento, ganhando sua passarela sobre a Mateus Leme. Por fim, em 2004 foram inauguradas as salas de cinema.

Fonte: www.shoppingmueller.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas