A árvore da Avenida Presidente Kennedy

22/01/2010

01/07/2010

27/08/2010

18/03/2011

14/04/2011

Normalmente volto do trabalho passando por toda a Avenida Presidente Kennedy, desde o Shopping Palladium até o ponto em que ela encontra a Av. marechal Floriano e a Rua Conselheiro Dantas. Justamente nessa junção, forma-se um largo chamado Julio Szymanski e nesse largo, uma grande árvore sempre chama a minha atenção. Como sempre estou com a minha câmera a postos, quando a árvore ou o ambiente como um todo me parece bonito, acabo fotografando. Navegando pelas minhas fotos, percebi que já havia feito uma série de registros dessa árvore que cobre mais de um ano. Escolhi as fotos que me pareceram melhores e as estou postando hoje. Abaixo de cada foto, inseri a data em que foram feitas. Observem que esse pequeno conjunto de 5 imagens mostrarão a passagem das estações de Curitiba ao longo de um ano.
Como continuarei passando por esse local, creio que muito possivelmente continuarei a fotografar essa árvore. Não qual é a espécie dessa árvore, sei que ela não é uma das 51 imunes de corte e não sei também quem seria Julio Szymanski, que dá nome ao largo onde ela está plantada.

Comentários

  1. Realmente é uma região privelegiada! Desde a minha infância eu observava um casarão na esquina da Mal Floriano com a Av Kennedy/Cons. Dantas/ Largo, muros baixos, com uma edícula nos fundos, e ficava imaginando como seria por dentro. Ele ficava ao lado oposto do restaurante, ponto de táxi e bastante encoberto por grandes árvores que dificultavam ser fotografado. Porém, no ano passado estava com uma placa de venda no valor de 1.8 milhão e, infelizmente, quem o comprou mandou demolir. Hoje o terreno está em obras e para mim restaram somente saudades, sonhos e frustrações. É uma pena que não encontrei nenhuma foto dele na Internet nem em seu blog, além de que minhas tentativas de fotografa-lo, também não tive sucesso. Caso alguém lembrar do mesmo casarão e souber algo da história dele ou tiver fotos, gostaria que compartilhassem. vikavitski@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. O comentário anterior é meu... aguardo ansiosa por informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane. Já havia reparado nesse casarão que tombou e várias pessoas me pediram por fotos, que nunca fiz.
      Nessa esquina sempre passei de carro, apressado indo para casa e normalmente nessa esquina o que prendia a minha atenção sempre foi essa incrível paineira. Pena eu não ter reservado um tempo para tentar fotografar a casa que se foi!

      Excluir
  3. O Professor Dr. Júlio Szymanski,(Julian "Juliusz" Szmanski) foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina do Paraná, atualmente denominada Universidade Federal do Paraná.
    Dr. Júlio foi o primeiro professor de otorrinolaringologia, publicou uma centena de trabalhos médicos além do primeiro livro em língua portuguesa de oftalmologia. Foi Presidente do Senado Polonês após a 1ªGuerra mundial. Criou em Araucária/PR o primeiro hospital, denominado de Sanatório. Dr. Júlio foi Professor na Universidade de Chicago, Universidade de Vilno, palestrou e presidiu congressos médicos em diversas partes do mundo, sendo condecorado com a Estrela da Polônia Restituta, Cruz Da Independência, Cruz Vermelha do Japão, Ordem Cruzeiro do Sul/Brasil, Faixas e Estrelas dos Governos da Jugoslávia e Estônia. Seu nome consta na lista dos médicos de Curitiba em 1913, ao lado dos Drs Franco Carini, Supplicy de Lacerda,J. Ferencz, J.E. Spinola,A.Rodolpho P. Lemos,Simão Kossubudzki,Jorge Meyer, Benedicto Evanelista, Alfredo de Assis Gonçalves, Petit Carneiro, Moura Brito,Trajano Reis,Reynaldo Machado,João Doria,Carlos Gray,Santos Abreu,Manoel Carrão, Francisco Casparini,Cândido Leão, Nilo Cairo, Randolpho Serzedello, Voctor do Amaral e, de Pinto Rebello. Dr. Julio também organizou a Universidade Popular Polonesa nos EUA, e jornais poloneses na Europa. Cidadão de duas Párias é tido como um herói no Brasil e na Polônia. PS: Até hoje seus ensinamentos são utilizados nas grandes universidades da Europa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas