Casas do Batel: Parque Cruzeiro



Imigrante oriundo do Tirol austríaco, João Leitner chegou ao Brasil em 1866, indo morar inicialmente em Joinville.

Por volta de 1868, mudou-se para Curitiba, já em 1870 Leitner começou a construir a sua residência e a sua primeira cervejaria, na Rua Barão do Rio Branco esquina com Quinze de Novembro, local onde mais tarde foi construído o "Grande Hotel". Inaugurada a Fábrica de Cerveja Tivoli de João Leitner, iniciou a fabricação com dois tipos de cerveja: a simples, que custava duzentos réis, e a dupla por quatrocentos réis a garrafa.

João Leitner vem a falecer em 1891, passando a fábrica para a responsabilidade de seus filhos Luiz e Julio. Em 17 de junho de 1904, já no Batel, a fábrica altera seu nome para Fábrica de Cerveja Cruzeiro, ganhou gosto popular, fazendo com que suas marcas logo se tornassem as preferidas da época. Produziu inúmeras marcas de cerveja brancas e pretas sendo a marca mais famosa a Cerveja Pomba, foi também o precursor, no Paraná, da fabricação de cerveja de baixa fermentação.

O imóvel da cervejaria de Leitner possuía um bosque onde se realizavam festas particulares, o famoso Parque Cruzeiro, localizado na antiga Avenida Siqueira Campos, hoje Avenida Batel. Nos fundos, existiam dois barracões, e num deles funcionou talvez o primeiro clube de bolicheiros da cidade: o Batel Boliche Clube. No outro barracão, estava instalada a churrascaria Cruzeiro, onde, além do filé, era servida uma das mais apreciadas iguarias: a famosa costela de ripa, sempre acompanhada de saladas, a de batatas ficou famosa.

Com este sucesso obtido ao longo dos anos fez com que a já poderosa companhia Cervejaria Brahma, em 1940, fizesse proposta irrecusável para a compra total da Cervejaria Cruzeiro. Na negociação, a experiência e o seu conhecimento levaram Frederico Leitner a assumir uma das diretorias técnicas da Brahma, onde trabalhou por mais de trinta anos. Fonte: Site Bem Paraná

Seus últimos arrendatários eram membros da família Kundi. Nesse endereço funcionou por muito tempo a Confeitaria Palumbo. Fica na Avenida Batel, 1546.

Alterei o texto hoje, 10/12/2019, devido ao comentário abaixo de uma leitora. Como a postagem foi feita em 2011, não tenho registro da fonte do texto anterior e infelizmente, não tinha a preocupação na época de citar as fontes, algo que considero essencial. O texto acima encontrei no site do Bem Paraná, com outras informações além das citadas pela leitora no site "Fotografando Curitiba".

Comentários

  1. Por outra fonte, esta informação está equivocada. Segue o link: http://www.fotografandocuritiba.com.br/2018/01/cervejaria-cruzeiro-ou-parque-cruzeiro.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas