Hospital e Maternidade Victor Ferreira do Amaral



A origem do Hospital Victor Ferreira do Amaral é a Maternidade do Paraná, um hospital de ensino fundado em 1913 na rua Comendador Araújo. Mudou-se de endereço em 1930, quando ganhou as novas instalações e material cirúrgico importado. O nome é homenagem ao diretor da Faculdade de Medicina daquela época.

Maternidade mais antiga do Paraná, o Hospital Victor Ferreira do Amaral ficou fechado durante uma década e foi reativado em 2001, graças a uma parceria entre as Secretarias de Saúde do Paraná e de Curitiba, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Fundação da Universidade Federal do Paraná (FUNPAR). Por mês, cerca de 300 partos são realizados, todos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O hospital é referência em Curitiba no atendimento de adolescentes gestantes, que antes do parto participam de ama visita à maternidade, sendo essa visita um dos requisitos do programa “Mãe Curitibana”, da prefeitura do município. O hospital fica na Avenida Iguaçu, 1953, no bairro Água Verde.

Quem foi Victor Ferreira do Amaral e Silva?
Nascido no ano de 1862, Victor era filho de fazendeiros na cidade da Lapa, interior do estado do Paraná. Em 1871 transferiu-se para Curitiba para iniciar sua educação primária e secundária. Em 1884 defendeu tese na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde recebeu o diploma de Doutor em Medicina, com especialização em ginecologia e obstetrícia.
Retornou para Curitiba para clinicar. Trabalhou na Santa Casa de Misericórdia por sete anos sem remuneração e em sua clinica atendia pobres e ricos, sem distinção.
Além de fundador da Associação Médica, fundou, em 1913 a primeira maternidade do estado, com o nome de Maternidade Paraná e em 1930 foi o responsável pela reforma e nova edificação deste estabelecimento, sendo renomeada para Maternidade Victor Ferreira do Amaral.
Dedicou-se também ao sonho de criar uma universidade em Curitiba, sonho este compartilhado pelo colega de medicina, Dr. Nilo Cairo. Após anos de empenho o sonho foi concretizado em 1912 quando foi fundada a Universidade do Paraná que anos depois seria federalizada, tornando-se Universidade Federal do Paraná, primeira universidade brasileira.
Victor Ferreira do Amaral faleceu em Curitiba, no dia 2 de fevereiro de 1953 aos 90 anos. O laudo do colega que o atendeu no momento de sua morte consta a frase: “Morreu de tanto viver. Uma trajetória intensa e plena. A lamparina do candeeiro já estava terminando”.

Comentários

  1. MATRÍCULAS ABERTAS, em:

    CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA - ÚNICO RECONHECIDO NO ESTADO DO PARANÁ PELO CEE/SEED-PR
    TURMAS: Manhã, Tarde, Noite ou aos FINAIS DE SEMANAS

    CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM - RECONHECIDO PELO CEE/SEED-PR
    TURMAS: Manhã, Tarde, Noite ou aos FINAIS DE SEMANAS

    Outrossim, ofertamos ainda, os seguintes CURSOS ESPECIAIS:

    CURSO ESPECIAL DE TÉCNICAS DE COLETAS DE SANGUE E DE EXAMES LABORATORIAIS
    TURMAS: aos SÁBADOS

    CURSO ESPECIAL DE CUIDADORES DE IDOSOS
    TURMAS: aos SÁBADOS

    CURSO ESPECIAL DE SOCORRISTA
    TURMAS: aos SÁBADOS


    INFORMAÇÕES: (41) 3078-1366 - (41) 3223-8374


    PRÉ-INSCRIÇÕES: www.cepromec.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas