Hotel Tassi



Na abertura do livro “Hotel Tassi – O Antigo Hotel da Estação” de Elisabete Tassi Teixeira, a então diretora do Patrimônio Cultural de Curitiba, Maí Nascimento Mendonça escreve: “A cidade está no homem assim como a árvore voa no pássaro que a deixa. A síntese deste circuito vital, tão bem definida pelo poeta Ferreira Gullar, pode estar em cada rua, pedra, árvore, construção, cidade. Cada elemento destes assinalado, é claro, pelo sopro da vida.
Curitiba é uma cidade que só existe através de seus habitantes, das marcas que deixaram e que continuam imprimindo ao longo do tempo. Essa identidade entre urbe e orbe é que dá o diferencial, ou todas as cidades do mundo não passariam de amontoados de edificações. A forma pela qual a vida se processa no espaço comum é que merece, eternamente, registro.”
Mais a frente a autora do livro cita que “No espaço da antiga rua da Liberdade onde, num tempo determinado, pulsou a efervescência da vida curitibana, num continuo recriar de encontros e desencontros, proliferaram hotéis que desde a Estação Ferroviária até o centro da cidade, iam acomodando os cansados empoeirados viajantes.”
A história do Hotel Tassi começou no dia 23/10/1888, quando no porto de Gênova na Itália, com destino ao Brasil, conheceram-se a família Puglia e Angelo Tassi, que tinha como objetivo a cidade de São Paulo, mas que por acontecimentos durante a viagem (morte do patriarca dos Puglia e sua paixão pela filha mais velha deles), muda seu destino ao decidir por acompanhar a família Puglia à Curitiba. Em 01/10/1889, Angelo Tassi casa-se com Angela Puglia. Compram um terreno de esquina com as ruas da Liberdade e Sete de Setembro, defronte ao prédio da Estação Ferroviária e da futura Praça Eufrásio Correia. Nesse terreno inicialmente constroem uma casa e na frente, abrem uma pequena venda, muito freqüentada pelos viajantes e carroceiros que na região estacionavam. Dos petiscos, passam a fornecer comida e logo, pessoas passaram a pedir pouso. Em 1900 ampliam o prédio e abrem o Hotel Estrada de Ferro, muito conhecido pela comida italiana de Dona Angela. Novas reformas e ampliações depois, muda seu nome para Hotel Tassi, que se tornou na época, o cartão de visitas de Curitiba, juntamente com a Praça, sendo participante e testemunha dos acontecimentos da cidade.
Angelo e Angela tiveram sete filhos e na década de 1920 mudaram-se para sua chácara no Cabral e seus filhos passaram a administrar o hotel. Em 09/02/1933 morre Angela Tassi. Por conta da diminuição da importância da Estação Ferroviária devido às estradas de rodagem, a região da Praça Eufrásio Correia começa entrar em decadência. Em 1942 o hotel é alugado e passa a ser conhecido como Hotel Continental. Em 18/03/1951, morre Angelo Tassi com quase 90 anos. Na década de 1960 os herdeiros vendem a propriedade e o casarão encontra-se fechado desde então. Por anos permaneceu abandonado, em ruínas e depois, escorado para não entrar em colapso. Atualmente uma ação de restauro está sendo executada, como pode ser visto na foto de hoje.
Um dos filhos de Angelo e Angela, Santo Tassi, tornou-se fotógrafo (tendo inclusive uma câmara escura onde revelava suas fotos), sendo ele um dos precursores do foto-amadorismo em Curitiba. Muitas de suas belas fotos estão nesse fabuloso livro que tenho o privilégio de ter em mãos e de onde extraí as informações de hoje. Pelas páginas desse livro, não se vê apenas a história de um prédio, mas de uma família que escolheu o Brasil e Curitiba para criar seus filhos e participar da construção dessa cidade. Acertada a decisão de se preservar e restaurar o antigo Hotel Tassi, pois por muito tempo, a história de Curitiba desfilou diante de suas portas e descansou nos seus quartos.

Comentários

  1. Esta é uma bela história, como tantas outras que são contada sobre a formação das cidades e de seu patrimônio, pena que alguns não atentem para isto e outros e as pessoas que são responsáveis pela perpetuação e conservação delas as destruam.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lui. Achei também uma bela história, como provavelmente muitas dos que imigraram para o Brasil e venceram aqui. Essas histórias deveriam ser tratadas como jóias, pois o somatório delas fez a Curitiba que vivemos hoje.

    ResponderExcluir
  3. Ainda é possível comprar esse livro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer, talvez em sebos. Recebi de presente de uma amigo (Guinski) que trabalhou por décadas nessa área de produção de livros em Curitiba.

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas