sábado, 16 de julho de 2011

Il Brasile e gli italiani - Palácio da Liberdade



Projetado pelo engenheiro Ernesto Guaita inicialmente como residência de Leopoldo Ignácio Weiss, esse edifício situado na Rua Barão do Rio Branco, 399, foi construído entre 1870 e 1890. Uma vez finalizado, foi adquirido pela Fazenda Nacional por quarenta contos de réis e transferido para o governo do estado em 1891, tornando sede do governo do estado, quando passou a ser denominado Palácio da Liberdade (na época em que a Barão chamava-se Rua da Liberdade).
O prédio destacou-se na época de sua construção por sua composição elaborada e luxuosa, nada comum nas edificações da época. Foi sede do governo do estado por 45 anos até 1937, quando outra residência, da Família Garmatter (atual Museu Paranaesnse), no Alto do São Francisco, passou a ser a sede do poder estadual. Em seguida o prédio foi ocupado pela Chefatura de Polícia, pela Secretaria do Interior e Justiça. Em 1989, passou a abrigar o Museu da Imagem e do Som.

5 comentários:

  1. Que beleza, não mudou praticamente nada.

    ResponderExcluir
  2. Dos prédios que fotografei para comparar com as imagens do livro de 1906, esse certamente foi o único que nada mudou na fachada.
    Obrigado pela visita Lui.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Washington,
    Meu nome é Thalita e eu sou estudante de arquitetura.
    Estou no último ano e fazendo meu trabalho final de graduação.
    Estou na fase inicial de escolha, mas meu foco é a área de restauro.
    Gostaria de saber onde você encontrou essas informações e foto antiga sobre o Museu da Imagem e do Som.
    Agradeço desde já!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. OI Thalita. As informações sobre o MIS encontrei no livro "Edifícios Públicos de Curitba - Ecletismo e Modernismo na Arquitetura Oficial" de Elizabeth Amorim de Castro. A foto antiga me foi enviada por um leitor do blog no RJ, que tem acesso um livro de 1906 chamado Il Brasile e Gli Italiani.

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.