Museu Ferroviário de Curitiba





O Museu Ferroviário de Curitiba, localizado no Shopping Estação, abriga mobiliários e peças que colaboram para o resgate histórico da memória ferroviária no Paraná, que se iniciou em 1885 com a inauguração do trecho entre Paranaguá e Curitiba. Inaugurado em 1982, o espaço possui a arquitetura da antiga Estação Ferroviária de Curitiba.
A Estação Ferroviária de Curitiba foi inaugurada em fevereiro de 1885 para servir a linha Paranaguá – Curitiba. Mais tarde, em 1896 a linha foi estendida para Ponta Grossa, e a partir daí ao interior do estado. Mas pode-se dizer que a grande conquista para a cidade ocorreu no ano de 1909, quando foi inaugurada a ligação entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, tirando Curitiba do isolamento. A estação funcionou até o dia 13 de novembro de 1972, quando o último trem partiu para Paranaguá, sendo depois foi transferida para onde hoje se encontra a rodoferroviária. Tornando-se um símbolo da chegada do progresso a capital paranaense, já que antes, rompe o isolamento de Curitiba com o litoral e dos outros estados, abrindo caminho inclusive para a exportação internacional.
Com mais de 600 peças, o acervo do Museu Ferroviário é único por possuir itens curiosos, como um grande livro utilizado para a contabilidade da antiga estação. Além disso, há relógios, telefones e telégrafos que eram utilizados no local e objetos do interior dos trens, como bagageiros, fechaduras e luminárias da época. O espaço ainda possui uma réplica de locomotiva a vapor. Há um acervo constituído por recortes de jornais e livros sobre as ferrovias pode ser consultado no local.
Partes do Museu mantêm várias feições originais da velha estação. Um exemplo disso é a antiga bilheteria, que está mantida da maneira original, desde a sua mobília, até os lustres, pisos e forros.
Fonte: http://www.shoppingestacao.com.br/entretenimento/museu-ferroviario/institucional

Comentários

  1. Nossa que saudades...no dia do meu niver 08/09/2011 fomos nesse museu era um dos presentes de aniversário que pedi pro maridão, pois desde que virou museu nunca mais tinha estado na antiga estação, lembrei-me de que dos meus dois meses de idade segundo minha mãe, até os 15 anos fazíamos pelo menos 3 a 4 viajem ao ano de trem a Paranaguá...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas