Villa Campo Largo






Na esquina das Ruas Nunes Machado e Avenida Iguaçu, de frente para a Praça Ouvidor Pardinho, há uma casa muito bonita cuja característica que mais chama a atenção é um pórtico de entrada onde as paredes e teto receberam pinturas de paisagens e flores.
Não achei na internet qualquer informação a respeito dessa casa, ficando então esse post a ser complementado caso futuramente eu consiga mais informações.
Analisei as fotos e o que pude constatar é que numa das fachadas o texto "Villa Campo Largo" está praticamente apagado e no telhado, um pequeno ornamento contém o provável ano da construção da casa: 1930.
Há ainda uma placa fixada no muro da casa com uma informação perturbadora. A placa informa que "em breve" haverá no local um estacionamento de nome Park Pluss. Será que veremos no chão essa casa?

Comentários

  1. MUITO LINDA A CASA, SOU CONTRARIA A DEMOLIÇÃO DESSA CASA, MERECE SER RESTAURADA E SER CONTADA A HISTÓRIA DELA E DA FAMÍLIA QUE A CONSTRUIU...SERÁ QUE VAMOS PERDER DE FATO A HISTÓRIA DE NOSSA CIDADE?

    ResponderExcluir
  2. O que houve com o setor de patrimônio histórico? No tempo em que eu vivia aí, me parece que essas coisas eram olhadas com mais carinho.

    ResponderExcluir
  3. Conseguimos a confirmação de que essa casa eh uma UIP (Unidade de Interesse de Preservação), ou seja, não será possível a demolição da casa. Ainda bem! Espero que não seja abandonada ate que desabe sozinha.

    ResponderExcluir
  4. mas é isso que estão esperando...pode ver que está com muitas infiltrações....

    ResponderExcluir
  5. BOM..PELO MENOS UMA NOTÍCIA BOA, TOMARA QUE TENHAM O BOM SENSO E NÃO DEMOREM NA RESTAURAÇÃO...

    ResponderExcluir
  6. Babei nessa casa a minha vida inteira!
    E lembro que há uns 20 e poucos anos atrás demoliram uma outra casa como essa, ali mesmo na Iguaçu. A casa demolida deu lugar à várias atividades comerciais e depois à Churrascaria Curitibana! Espero jamais aconteça o mesmo com essa!

    ResponderExcluir
  7. Oi Michele. A demolição da casa não pode acontecer porque ela é uma UIP. Mas sem investimentos e sem incentivos para isso, a coisa pode acabar mal.

    ResponderExcluir
  8. http://www.gazetadopovo.com.br/haus/arquitetura/uma-villa-abandonada/
    Encontrei esse link explicando mais sobre o casarão. Era o casal polones Lucas e Martha que morar lá. A casa ficou habitada pelos familiares até 1970 e depois vendida!

    ResponderExcluir
  9. Na Europa uma construção como está seria preservada para sempre, uma grande pena na termos a mesma consciência!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas