quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Portal Polônico de Araucária






Quem vai à Araucária pela primeira vez pela Avenida João Bettega, com certeza ficará intrigado e surpreso pela beleza do Portal Polônico, um portal multi-colorido inaugurado em 09 de abril de 2000 para marcar o encerramento do IV Congresso Polônico da América Latina. No local foi deixada também uma urna com dados históricos daquele dia e a placa convida aos seres humanos do ano 2500 a testemunhar o que lá foi depositado (espero que a raça humana dure até lá).
O Portal Polônico pretende representar no seu projeto, duas fases distintas da arquitetura do imigrante polonês. O portal combina elementos arquitetônicos da casa de tronco da segunda metade do século XIX e também, a arquitetura das casas de tábuas de araucária. Logicamente os lambrequins não poderiam ficar de fora.

5 comentários:

  1. very playful colors, Washington...and a little...crazy looking. ha.

    ResponderExcluir
  2. Hi Kitty! It is crazy but very interesting! They tried to represent in one monument two different styles of construction used by the immigrants of 18th century. That's why it looks like a totem.

    ResponderExcluir
  3. Esse portal é muito bonito mesmo, conseguiu ótimas fotos.

    Aproveito para perguntar se vc já viu ou já registrou um viaduto de curitiba que na parte de baixo foi pintado com imagens em preto e branco imitando esses famosos lambrequins....

    JOPZ

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Jopz.

    O viaduto que vc fala é aquele na 277 sentido Campo Largo?

    ResponderExcluir
  5. o próprio! tai um sujeito que conhece CWB.

    JOPZ

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.