domingo, 21 de outubro de 2012

A primavera e o Jacarandá Mimoso



Creio que a árvore e as flores que mais está marcando essa primavera em Curitiba é o Jacarandá Mimoso. Por onde você caminhar pela cidade, verá uma dessas belas árvores com suas lindas flores de uma cor púrpura bem intensa. Há várias no Passeio Público, mas resolvi fotografar essas que ficam perto da casa dos meus pais, tendo por companhia dois prédios importantes, o edifício Tijucas e o edifício Souza Naves (de Elgson Ribeiro Gomes).
O Jacarandá é uma árvore de grande valor ornamental pelo porte e delicadeza de suas folhas, cor e abundância de suas flores, comumente utilizada no paisagismo de avenidas e parques.   Floresce entre os meses de agosto e novembro e a maturação dos frutos ocorre de maio a setembro, com a planta despida da folhagem.

6 comentários:

  1. Passei uma quinzena de dias fora de Curitiba e ao voltar fiquei surpresa com a florada dos Jacarandás, Takeuchi. Ainda bem que você fez o habitual registro, prezado blogueiro. A beleza da floração, a gratidão pelos que plantaram e o cuidado com a manutenção da espécie merecem destaque. É uma herança paisagística que mais embeleza a nossa querida Curitiba.


    Levarei uma das imagens( com a sua permissão!) para fazer uma chamada visual, lá no NaMiradoLeitor. A belezura das fotos é contagiante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda de volta à Curitiba Professora! Fique a vontade para usar as fotos. Os Jacarandás realmente deixam a nossa cidade ainda mais bonita!

      Excluir
  2. Takeuchi, encontrei seu blog por acaso, estou fazendo uma colecao de informacoes sobre a cidade que cresci Curitiba, achei seu Blog de muito bom gosto.
    Moro no exterior a 25 anos e sinto muita saudades de Curitiba, estou estudando Artes Visual, e sempre acho inspiracoes voltando ao passado de minha infancia no Brazil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Handbuilding!
      Há 25 anos fora de Curitiba e do Brasil? É bastante tempo mesmo!
      Obrigado pelo comentário e espero que volte sempre para ver como está hoje a nossa Curitiba!
      Abraço.

      Excluir
  3. Jacarandas are a popular tree in Australia, too. In a small town called Grafton they have a jacaranda festival every year. Their town has jacarandas on every street. It is wonderful to go to Gafton at jacaranda time.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jacaranda festival? Sounds great! Any picture to share?

      Excluir

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.