Reforma do prédio da UFPR


O prédio histórico da UFPR da Praça Santos Andrade está em reforma (pelo menos a fachada) em comemoração aos 100 anos da instituição. A expectativa é de que a nova pintura (que recuperará a cor original do prédio) fique pronta antes do final do ano. O projeto é da prefeitura da cidade universitária, contando com a consultoria do IPPUC. A ocupação do prédio também está sendo repensada e possivelmente teremos mudanças (Fonte: Gazeta do Povo).

A construção desse prédio iniciou-se em 1913, um ano depois da fundação da Universidade. O projeto original, do engenheiro militar Baeta de Faria, constava de apenas um bloco de cinco andares e uma cúpula central. A inauguração deu-se em 1915.
Sete anos depois, em 1923, começa a ampliação com a construção dos blocos laterais. O setor direito fica pronto em 1925 e passou a abrigar o curso de Engenharia. No ano seguinte é concluído o setor esquerdo, que recebe o curso de Odontologia.
Em 1951 o prédio foi sendo estendido no sentido da Rua XV de Novembro e em 1954 o edifício passou a ocupar uma quadra inteira, entre a Praça Santos Andrade, Rua XV de Novembro, Rua Presidente Faria e Travessa Alfredo Bufren.
Em 1955 a nova fachada em estilo neoclássico com muitas colunas e uma ampla escadaria foi projetada e a cúpula coberta foi retirada. (Fonte: Wikipedia)

Comentários

  1. A pintura faz parte das comemorações dos 100 anos da universidade. Parece que branco era a cor original do prédio.

    ResponderExcluir
  2. Creio que o melhor será a manutenção da cor original; você talvez consiga reunir fotos mais antigas e, assim, fazer uma comparação bem interessante com as que fez agora, Takeuchi. O Cid Destefani, da excelente coluna Nostalgia, na Gazeta do Povo, certamente dispõe de material comparativo; algo assim como mais próximo da construção.


    O prédio da UFPR é lindo! É amostra arquitetônica exemplar, cheia de arrojo e majestade. Mas diga lá, meu caro, parece que você já fez uma postagem acerca do arquiteto construtor - ou será que estou enganada?

    ResponderExcluir
  3. Poderemos dizer: "sou do tempo que o prédio histórico da UFPR era bege" hehe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas