A Sociedade dos Operários do Batel e o Urban Sketchers de Curitiba





Ontem não pude acompanhar todo o encontro do USK na Sociedade dos Operários do Batel na rua Francisco Rocha, quase na Visconde de Guarapuava. Por isso, fotografei apenas algumas pessoas e alguns desenhos.

Em 1905, foi inaugurada no número 198 da Rua Francisco Rocha, a Sociedade Beneficente dos Operários do Batel. Um espaço que já foi concentração de trabalhadores, gafieira de elite, baile de carnaval e até sede de time de futebol.

A Sociedade foi um forte ícone de crescimento e do fortalecimento da força de trabalho urbana. Seus sócios-fundadores foram os senhores Othilio Shutz, Roberto Sena e o presidente Benemérito João de Milo. Na época em que foi fundada, o Batel era um misto de bairro residencial e industrial. Várias fábricas de mate, fósforo e gasosa ocupavam a mão de obra do bairro, o que justifica a fundação da sociedade operária na região. Conta-se que em seus bailes, fiscais impediam que os casais dançassem de rosto colado.

Após um período de decadência e ruína, foi inteiramente reformado e restaurado pela empresa Santa Luciana Administradora de Bens. O imóvel é propriedade do empresário Henrique Demeterco, e passou por dois anos de trabalhos complexos, sob a administração do arquiteto Marco Aurelio Ruaro.

Fonte: http://novosoperariosdobatel.com.br

Comentários

  1. como fazer para entrar em contato com OPERARIOS DE BATEL ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente por esse email Casimiro: contato@novosoperariosdobatel.com.br

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas