A Sociedade dos Operários do Batel e o Urban Sketchers de Curitiba
Ontem não pude acompanhar todo o encontro do USK na Sociedade dos Operários do Batel na rua Francisco Rocha, quase na Visconde de Guarapuava. Por isso, fotografei apenas algumas pessoas e alguns desenhos.
Em 1905, foi inaugurada no número 198 da Rua Francisco Rocha, a Sociedade Beneficente dos Operários do Batel. Um espaço que já foi concentração de trabalhadores, gafieira de elite, baile de carnaval e até sede de time de futebol.
A Sociedade foi um forte ícone de crescimento e do fortalecimento da força de trabalho urbana. Seus sócios-fundadores foram os senhores Othilio Shutz, Roberto Sena e o presidente Benemérito João de Milo. Na época em que foi fundada, o Batel era um misto de bairro residencial e industrial. Várias fábricas de mate, fósforo e gasosa ocupavam a mão de obra do bairro, o que justifica a fundação da sociedade operária na região. Conta-se que em seus bailes, fiscais impediam que os casais dançassem de rosto colado.
Após um período de decadência e ruína, foi inteiramente reformado e restaurado pela empresa Santa Luciana Administradora de Bens. O imóvel é propriedade do empresário Henrique Demeterco, e passou por dois anos de trabalhos complexos, sob a administração do arquiteto Marco Aurelio Ruaro.
Fonte: http://novosoperariosdobatel.com.br
como fazer para entrar em contato com OPERARIOS DE BATEL ?
ResponderExcluirTente por esse email Casimiro: contato@novosoperariosdobatel.com.br
Excluir