As vidas de uma casa - final








Os anos se passavam, e o Sr. Guilherme ainda gozava de muita lucidez e boa saúde. No final da década de 80, juntamente com uma dupla de pintores, repintou meticulosamente a casa, utilizando tinta a óleo, além de trocar as antigas calhas metálicas de chuva pelo modelo mais atual em plástico. 

Na década de 90 houve a chegada da segunda geração dos bisnetos: Rafael (91), Juliana (93), Jéssica (95), Betina (95), Vinícius (96) e Lucas (97). O novo século ainda trouxe o Bruno (2000), a Beatriz (2003), o Augusto (2010) e a Melissa (2014), além do trineto Josué (2010). Todos estes tiveram a oportunidade de se divertir na casa da Família Rudolph, mas infelizmente o Sr. Guilherme e D. Anna não puderam conhecer a todos.

Em 1993 o Sr. Guilherme teve diagnosticado um câncer, que aos poucos foi trazendo outras complicações, lhe tirando a mobilidade e mais ao fim, a lucidez. Foram alguns anos de dedicação das filhas para cuidar do pai adoentado, até que em 1996, aos 94 anos de idade, o Sr. Guilherme faleceu em casa, assim como tinha pedido. Praticamente 1 ano depois, em 1997, aos 88 anos de idade, D. Anna não resistiu à complicações de saúde e também faleceu em casa. Assim, o cotidiano se tornou história!

Restou o legado destes imigrantes: nenhum luxo, pouco conforto, muito trabalho duro, muita dignidade, retidão e honradez, além de uma gratidão imensa à cidade de Curitiba que os acolheu e permitiu, assim como à milhares de famílias advindas de diversos países, fazer crescer seus descendentes!

Quanto à Casa por Detrás da Moita, permanece na família enquanto possível! E se um dia perder a guerra para o concreto, terá cumprido seu papel de ser um porto seguro para os que nela nasceram, habitaram e morreram, e se tornará uma saudosa lembrança nas vidas de muitas pessoas.

Comentários

  1. Trabalho, dignidade, retidão e honradez, foi o grande legado que meus filhos receberam desse admirável casal de imigrantes! Não poderia desejar para eles herança maior do que essa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Washington, já adiantando a resposta da Celia: sim. Ela é esposa do neto mais velho, o Paulo, e mãe do Conrado e Anna Luisa.
      Tenho certeza que a Celia também sabe de várias histórias, diretamente na fonte, o casal Guilherme e Anna. ;-)

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Linda história! Lindas imagens! Obrigada por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
  3. Maravilha, Washington! Que história linda! Que ótimo que D. Anna foi reencontrada e voltou para a família depois de tantos anos! (Eu tinha ficado muito aflita quando li na parte 1 que ela ficou perdida por lá em plena guerra!!!)...

    Em algum trecho de uma dessas postagens estava escrito que essa história tinha enredo que daria um filme. É mesmo! Que história!

    Curto muito o teu blog. Tô sempre "namorando" Curitiba por aqui - pelas tuas lentes e pelas histórias que vc compartilha! Muito grata por compartilhar a história dessa família e parabéns, mais uma vez, pela belíssima iniciativa!

    Grande Abraço!
    Simone.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Simone. Penso que essa história tem paralelos em outras cidades e com outras etnias. Nosso país foi feito assim, de histórias de pessoas que com muita luta e muito amor à família fez a vida por aqui.
      Obrigado por curtir o blog. Abraço.

      Excluir
  4. Preciosa historia. Que bonito poder tener un punto en común con tanta gente como esa casa tan bonita y llena de pequeñas aventuras personales.
    Gracias por hacerla llegar.

    ResponderExcluir
  5. 1962: Aquele foi o segundo Natal depois do retorno da Sra. Anna ao Brasil:
    pinheirinho natural, decorado à moda germânica...
    os olhinhos brilhantes das crianças...
    curiosidade para descobrir que presentinhos a Oma ainda tinha nas mãos...
    mesa com alguns presentes... certamente havia livros infantis com histórias coloridas... algumas maçãs (só tínhamos maçãs no Natal!)
    Agradeço muito a Deus pela família em que nasci!

    ResponderExcluir
  6. Espero que a família nunca permita a demolição da casa nem a venda, mas que matenham na "viva". Fazendo a manutenção periódica e grandes reuniões familiares!
    Paz e saúde a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um tema complexo. De qualquer forma, essa casa serviu lindamente ao seu propósito. Já dizia um sábio amigo meu que não há bem que sempre dure e nem mal que nunca termine.

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas