Primeiro Encontro Urban Sketchers Brasil em Curitiba

O olhar e o modo de representar a cidade dos curitibanos é único. Entre os dias 21 e 24 de abril, porém, todos terão a chance de interagir com artistas e entusiastas que se reunirão em Curitiba para a primeira edição do Encontro Urban Sketchers Brasil, um movimento dedicado ao desenho de observação.

A ideia surgiu por iniciativa do jornalista espanhol Gabriel Campanario, que resolveu retratar o cotidiano da cidade de Seattle (EUA), onde reside, e publicar o resultado no que começou como um blog e hoje é o site www.urbansketchers.org

Escolhida em acirrada votação na internet, a capital paranaense se destacou frente a Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Na agenda estão previstas visitas tanto a locais icônicos da cidade (Jardim Botânico, Museu Oscar Niemeyer) quanto a outros ainda não amplamente descobertos, como as casas de lambrequim, elemento arquitetônico de influência polonesa, entre outros.

O evento de abertura do Encontro acontece no Memorial de Curitiba, nesta quinta (21), às 19h. A ocasião também marca o lançamento da publicação “Sketchers do Brasil”, que reúne o trabalho de 51 desenhistas e ilustradores que, através de sua arte, retrataram cenas do cotidiano “in loco”. Participam sketchers do Rio Grande do Sul, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Ceará, Maranhão e Espírito Santo. Fonte: Gazeta do Povo

Acompanho o grupo desde o primeiro encontro no Museu Oscar Niemeyer. Dada minha proximidade com o grupo e paralelismo do que faço e do que o USK faz em Curitiba, fui convidado para ser o fotógrafo oficial do evento.

A maratona começa na tarde de hoje no Doce de Cidra (uma linda casinha de madeira no Água Verde) e termina no domingo à tarde no MON.

Toda programação pode ser conferida na página oficial do encontro. Todos estão convidados para acompanhar desenhando ou apenas observando essa gigantesca declaração de amor por Curitiba.

Logicamente nos próximos dias, postarei aqui como foi cada um dos encontros. Bons desenhos para todos!!


Comentários

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas