Urban Sketchers Curitiba no Museu Universitário da PUC - PR






Ontem estivemos na PUC, dessa vez para apreciar, desenhar e fotografar a antiga arquibancada do Prado Velho, hoje Museu Universitário da PUC Pr.

O Museu Universitário da PUCPR, criado em 1984, tem como missão a conservação, guarda, pesquisa e promoção de exposições de caráter pedagógico a partir do acervo museológico e da produção de conhecimento da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e por outras ações de caráter expográfico, museográfico e museológico.

O Museu Universitário só foi inaugurado no dia 18 de fevereiro de 1994, tendo como sede a edificação mais antiga do atual campus, que abrigara até 1955 o Jockey Clube do Paraná - Tribuna do Hipódromo do Guabirotuba, inaugurado em 1899, depois de criado o Clube de Corridas Paranaenses, no chamado Prado Jacome. Inspirado no Hipódromo de Long-Champs de Paris, o edifício tem a primeira marquise de concreto armado em balanço de Curitiba, construída no início de 1927.

Próximo ao local, foi realizado o pouso do primeiro avião de Curitiba, em 1912. O edifício foi considerado pela Prefeitura Municipal de Curitiba como UIP - Unidade de Interesse de Preservação.

Além da restauração do edifício e do portal do Velho Prado, foi construída uma concha acústica, a fim de possibilitar o aproveitamento da arquibancada existente como local para apresentações artística e palestras.

Comentários

Postagens mais visitadas