9 anos do Circulando por Curitiba e o Portal do Passeio Público








Andei meio distraído nessas últimas semanas e nem me dei conta que no último dia 25/05/18 o Circulando por Curitiba completou 9 anos de existência, já caminhando pelo ano 10.

Na postagem do dia 25/05/2009, do alto do nosso "double decker bus" da linha turismo, num belo dia de sol, eu fotografei o portal do Passeio Público e comentei que sendo esse possivelmente o portal mais conhecido da cidade, nada mais justo que abrir o blog com essa imagem de Curitiba.

Em 1913 os famosos portais do Passeio Público foram construídos e seu desenho foi claramente "inspirado" no portal do Cemitério dos Cães de Asnières, localizado a noroeste da cidade de Paris, na margem esquerda do Sena. A réplica curitibana foi idealizada pelo arquiteto alemão radicado em Curitiba, Frederico Kirchgässner. Esta obra foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná no ano de 1974.

Ontem o arquiteto, participante do USK Curitiba e ex-professor dos cursos de arquitetura da PUC e UFPR comentou algo que nunca ouvira antes. Disse ele que na década de 60 um dado prefeito de Curitiba achou que aquele negócio de réplica de portal de cemitério de cães não tava com nada e mandou derrubar os dois portais, instalando no lugar portais mais modernos, num jogo de pirâmides normais e invertidas. Na década de 70 o então prefeito Jaime Lerner mandou derrubar esses portais modernosos e mandou reconstruir réplicas dos portais originais. Procurei na internet fotos desses tais portais piramidais e não encontrei.

Comentários

  1. Olha só...eu sou nascidas e criada em Curitiba e nunca ouvi ou vi, algum portal que não sejam esses. De criança meu pai nos levava frequentemente ao passeio público nos domingos à tarde, nas décadas de 60 e 70 e não tenho lembrança que tivessem sidos diferentes destes.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas