RVPSC - Antiga estação ferroviária de Curitiba


Ao iniciar-se, em 1880, a construção da ferrovia ligando Paranaguá a Curitiba, a comissão encarregada dos estudos para a localização da estação ferroviária de Curitiba, solicitou à municipalidade a doação do terreno à Companhia Geral de Estradas de Ferro. Como se tratava, porém, de terreno aforado, somente nove anos depois o mesmo foi adquirido.

O projeto da estação, baseado em modelo europeu, coube ao engenheiro, de origem italiana, Michelangelo Cuniberti. Em 1894 o edifício foi ampliado com a construção de mais um pavimento, obra atribuída ao engenheiro Rudolf Lange. Com a transferência, em 1918, dos escritórios da companhia para outro local, passou o edifício por modificações que incluíram a criação de um salão nobre.

Com o desativamento da estação, após a inauguração, em 1972 da nova estação rodoferroviária de Curitiba, foi nela instalado um museu projetado por museólogos da Rede Ferroviária Federal.

Hoje o museu faz parte do complexo do Shopping Estação.

Comentários

  1. Olá Washington te enviei um e-mail ontem a noite, sobre a liberação de uma fotografia sua para nosso jornal-laboratório. Enviei para o e-mail que está aparecendo no seu perfil, caso não seja o que vc usa peço que entre em contato atraves desse e-mail: mytchells@gmail.com.
    Parabéns pelas fotos.
    Michel Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo virtual, faz algum tempo que não apareço por aqui...mas andei olhando umas fotos da região da estação ferroviária, como sempre, lindas, pois como sabes é minha área, nunca me canso de ver e rever fotos que lembram minha feliz infância, obrigada e parabéns...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas