51 Árvores Imunes de Corte de Curitiba: Palmeira-leque - Praça Osório




A árvore imune de corte de hoje é uma Palmeira-leque ( Livistona sp.) que fica na Praça Osório, perto do antigo Cine Plaza. Essa palmeira e a sua gêmea também na Praça Osório mais próxima da Alameda Cabral, são as duas única árvores que conseguem elevar-se acima das copas das árvores da praça, que de cima formam um mar verde. Uma das fotos ilustra bem isso.

A Praça Osório nasceu em 1874 e recebeu, em 1878, o nome de Largo Oceano Pacífico. É Praça General Osório desde 1879. Esta praça constitui uma homenagem ao soldado Manuel Luiz Osório, Marquês do Herval, herói de várias batalhas durante a Guerra do Paraguai e Ministro da Guerra em 1878. Situa-se no centro da cidade e marca o início da Rua Comendador Araújo, da Avenida Vicente Machado e da Avenida Luiz Xavier.

Cometi uma falha ao não comentar no primeiro post dessa série, que a relação completa com os endereços, coordenadas e até várias fotos do Google Earth com um marcador de cada árvore imune em Curitiba, foi enviada à mim pelo funcionário da Secretaria do Meio Ambiente Sacha Lubow, em resposta à uma solicitação minha via e-mail direcionada à SMMA. Agradeço à SMMA e ao Sacha pela atenção e retorno.

Comentários

  1. SHOW! e aquela primeira árvore que vc mostrou a gente já colocou na lista para visitar nos próximos pedais, provavelmente na proxima quarta-feira a noite. Essa de hoje eu já vi pessoalmente.

    JOPZ

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas