Instituto Neo Pitagórico


O fundador do instituto foi Dario Vellozo, pensador e escritor. Nasceu no Rio de Janeiro em 26 de novembro de 1869 e aos 14 anos foi morar em Curitiba (PR), onde desenvolveu intensa atividade intelectual. Foi professor de História no Ginásio Paranaense, diretor e redator de revistas e jornais, entre os quais Ramo de Acácia, O Cenáculo, A Esphynge, Club Curitybano, O Electra e A República, que no final do século 19 e início do século 20 divulgavam a ousadia, a liberdade de pensamento e de concepção da arte.
Em 1909, junto com um grupo de livres pensadores, composto por alunos e professores do Ginásio Paranaense, fundou em Curitiba o Instituto Neo Pitagórico. Esse Instituto, expressão social e jurídica do grupo neopitagórico, passou a sediar o Movimento Mundial do Pitagorismo. Em 1918, com a construção do Templo das Musas, também em Curitiba, fundamentou-se a estratégia social desse grupo no Paraná e no Brasil.
O Instituto Neo Pitagórico promovia reuniões com finalidades de iniciação de novo membro, administrativas, musicais e literárias ou até mesmo em homenagem a personalidades ou povos, precedidas da leitura e comentário de trechos dos escritos de Pitágoras. Os irmãos neopitagóricos deificavam os gregos, mergulhavam na literatura e procuravam reconstruir o pensamento e o modo de viver dos antigos. Desejavam reprisar não somente as idéias, mas a arquitetura, o vestuário e até nomes pessoais.
Em 1936, Dario Vellozo publicou o livro Jesus Pitagórico. Foi sua última publicação antes de falecer, em 28 de setembro de 1937, na cidade de Curitiba.
Mais informações sobre o instituto e suas atividades você encontrará no site http://www.pitagorico.org.br/.
O instituto fica na Rua Professor Dario Velozzo N.º 460 – Vila Izabel e o prédio, conhecido como Templo das Musas, é tombado como patrimônio cultural pelo estado do Paraná.
Fonte: http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/

Comentários

  1. Ooh, I thought this was part of a cemetery at first because there are no windows!
    Interesting that it is a school. Hm!

    ResponderExcluir
  2. Hi Kitty! There was nobody in the institute when I was there, so the gate and tall walls did not allow me to take pictures of other sides of the building (which have many windows).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas