Uma nova visita ao IPHAN




Aproveitei minhas férias (que terminam hoje, diga-se de passagem) para buscar mais informações sobre locais importantes em Curitiba, que eu pudesse fotografar para esse modesto blog. Estive no IPPUC, na Casa da Memória e no IPHAN. Conversando com a responsável pela biblioteca do IPHAN, descobri que na questão da preservação, atuam o governo federal (através do IPHAN), o governo estadual (através da Secretaria de Cultura) e o governo municipal, que em Curitiba, seria amparado pela Fundação Cultural de Curitiba e o IPPUC.
A preservação do patrimônio histórico, artístico e Cultural de uma cidade, depende de leis de tombamento e em se tratando de Curitiba, hoje essas leis existem apenas nas esferas nacional e estadual. Infelizmente a prefeitura de Curitiba ainda e incompreensivelmente, não possui uma lei de tombamento municipal. Para se ter uma pequena idéia do que isso representa, o IPHAN tem em Curitiba UM ÚNICO bem tombado que é o Paço da Liberdade. O estado possui uma lista um pouco mais generosa, chegando a 58 os bens tombados em Curitiba (cuja lista você encontrará em (http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/modules/conteudo/municipio.php).
Se considerarmos que Curitiba fará nesse ano 318 anos desde sua fundação (há controvérsias que acrescentariam mais algumas décadas a esse número), não é razoável aceitar que apenas 59 bens podem ser considerados como representativos para a história de Curitiba. Caminhando pelas ruas e mesmo bisbilhotando por esse blog, veremos centenas e centenas de bens que certamente deveriam ser tombados pelo município, preservando para sempre e para todos os Curitibanos a história de Curitiba, que não pode ser apenas contada por livros (poucos), mas de forma viva e concreta através de suas edificações, árvores, ruas, praças e parques.
Se você ama e vota em Curitiba, exija de seu vereador que uma mobilização seja feita pela preservação da história de Curitiba através de uma lei de tombamento. Certamente não será uma lei a ser criada rapidamente, pois uma pesquisa muito detalhada deverá ser feita e certamente, o interesse de particulares que são proprietários de muitos desses bens, deverá ser levado em conta. Mas dar as costas ao problema e esperar que tudo vire ruína, não é e não pode ser o caminho.

Comentários

  1. Interesting and beautiful photographs.
    Greetings from your new blog follower, Gunn
    from
    stavangerdailyphoto.com

    ResponderExcluir
  2. Hi Gunn!
    You are very welcome!
    Stavanger-Norway! You bet I will check it out!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas