Il Brasile e gli italiani - Sub-sede do Ministério Público



Comparando as duas fotos, percebe-se que em algum momento o prédio que hoje é sub-sede do Ministério Público, foi ampliado no piso superior, permitindo que oito novas janelas fossem instaladas. Os adornos no alto do prédio (típico do ecletismo da época), ganharam a companhia de antenas e o trilho que provavelmente passavam os bondes, hoje dão lugar à canaleta do expresso.
O edifício foi adquirido pelo estado do Paraná, em 1902, com a finalidade de abrigar diversas repartições públicas. Foi adaptado às novas funções pelo projeto do Engenheiro Cândido Ferreira de Abreu e a partir de dezembro de 1903, ali se instalou a Secretaria de Obras Públicas, Interior e Justiça, o superior Tribunal de Justiça e ainda a Diretoria de Higiene. Abrigou também o Tribunal de Júri. Em 1999, quando o Ministério Público já estava ali instalado há 2 anos, iniciou-se o processo de restauração do edifício. Atendendo a critérios de restauração, o projeto previu a restauração dos espaços externos, elementos decorativos internos e externos, esquadrias, pisos e forros originais, bem como adequações necessárias, atendendo à legislação vigente de acessibilidade.
O tombamento deste bem, após a sua criteriosa restauração, demonstra exemplarmente o como preservar o patrimônio, dando-lhe o reconhecimento pela lei 1211, de seu valor histórico cultural na sua concepção mais acertada.
Em 2009 parte do prédio foi interditado para passar por uma restauração/revitalização em função de fissuras.
Esse texto, escrito no dia 17/12/2003, foi extraído do Livro do Tombo da Coordenadoria do Patrimônio Cultural, sendo portanto, um dos bens tombados pelo Estado do Paraná. Fica na Avenida Marechal Floriano, 1251 no Bairro Rebouças.

Comentários

  1. Olá,
    Fiz um link com teu blog em
    http://arteamiga.wordpress.com/2011/07/12/emerson-e-cartonagem/
    E também coloquei nos meus indicados.
    Teu blog é uma delícia para curitibanos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Jô.
    Muito obrigado pelo link. Dei uma olhada no seu blog e é muito legal. O post para onde leva o link acima, mostra um trabalho excelente, com o plus de ser na casa que Frederico Kirchgässner projetou para seu irmão. Vou lá nem que seja para ver essa casa por dentro!!
    Abraço.
    Washington

    ResponderExcluir
  3. Washington,
    Eu fiz um tour pela casa toda. É muito legal mesmo. E o Emerson é muito bacana, vai gostar de te mostrar a casa.
    Até,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas