Sakura






Não, Sakura não é simplesmente a marca de um molho shoyu. Muito mais do que isso, Sakura é o nome que se dá à flor da cerejeira no Japão. Morei quase dois anos no Japão e posso dizer que não vi uma festa popular tão esperada e apreciada quanto o Hanami (Hana quer dizer flor e mi observar), que é o festival que ocorre na época da florada dos Sakura. Na florada que pude vivenciar, fui ao Parque de Ueno em Tokio e sem dúvida é impressionante a quantidade de árvores e a beleza delas todas tomadas dessas flores brancas e rosadas. Nesse período, as pessoas saem mais cedo do trabalho e sentados em lonas que a própria prefeitura instala debaixo das cerejeiras, fazem piqueniques e tomam sakê. Dizem que se uma flor cair no recipiente onde está o sakê, a pessoa terá muita sorte na vida (desculpa excelente para encher a cara). Além das pessoas se divertindo debaixo das árvores, diversos grupos se espalham pelo parque tocando música. É muito legal.

As fotos de hoje mostram algumas das cerejeiras que nesse momento estão em flor na Praça do Japão. Essas cerejeiras (num total de 30) foram doadas pelo imperador japonês em homenagem à colônia japonesa no estado do Paraná.

Solicitei ao meu sobrinho que é um estudioso da lingua japonesa, qual seria o significado das inscrições no totem de granito que está na praça e ele nos comentários desse post, que transfiro para cá informa que o texto 和心清風, que está no totem de de pedra da Praça do Japão, significa "Uma Brisa do Espírito Japonês" e que a palavra Hanami(花見) significa "Apreciação das flores" (os kanjis são 花 - flor e 見 - olhar, observar), e é uma tradição muito antiga no Japão, antes mesmo da unificação.

O texto a seguir, retirei do site http://www.flordecerejeira.com.br/

A flor da cerejeira é a flor símbolo do Japão. A simbologia é tão intensa que o povo cultua e respeita como a própria bandeira japonesa ou o hino nacional.
Diz a lenda que SAKURA vem da princesa Konohana Sakuya Hime que teria caído do céu nas proximidades do Monte Fuji e teria se transformado nesta bela flor.
No Japão cada cidade qualquer que seja o tamanho há uma associação de cerejeiras onde normalmente o prefeito é o seu presidente.
A florada da cerejeira é um acontecimento nacional. Mais de cem milhões de japoneses aguardam o desabrochar da SAKURA com muita ansiedade. Diariamente os meios de comunicação emitem juntamente com o serviço de meteorologia as localidades de floradas. Nesta época o Japão inteiro entra em festividades para apreciar esta flor tão bela e tão fugaz que dura apenas alguns dias.

Comentários

  1. OPAZ, show esse post. Moro na região e vou lá conferir essa maravilha.

    JOPZ

    ResponderExcluir
  2. Você sabia que na Praça Tsunessaburo Makiguti há 42 sakuras? Nesse ano não está tão bonita a florada, mas em anos anteriores foi um espetáculo! Todo ano eu fotografo. As abelhas também adoram e estão lá às milhares sugando o néctar das flores.
    Já mostrei no blog algumas vezes.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Algumas curiosidades:

    O texto que está no totem de de pedra da Praça do Japão contém um texto, 和心清風, significa "Um Brisa do Espírito Japonês".

    A palavra Hanami(花見) significa "Apreciação das flores" (os kanjis são 花 - flor e 見 - olhar, observar), e é uma tradição muito antiga no Japão, antes mesmo da unificação.

    A Gina tem razão, no ano passado a praça Tsunessaburo Makiguti (no Jd das Américas) estava espetacular, as Sakuras estavam ainda mais bonitas que a praça do Japão =) Aliás, parece que a prefeitura andou fazendo um esforço de plantar muitas Sakuras. Por exemplo, no Cajuru tem várias Sakuras plantadas ao longo de algumas ruas.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Gabriel! Vou colocar suas informações no corpo do post! Grande abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas