A árvore mais alta de Curitiba?






Num caderno onde aleatoriamente anoto pontos de interesse para fotografar, achei o seguinte: "fotografar a árvore mais alta de Curitiba na Praça Gal. Werner Gross". Não sei de onde obtive essa informação, mas de qualquer maneira, resolvi encontrar essa notável árvore no meu último dia de férias e sem dúvida alguma valeu muito conhecer essa gigante.

Depois de fazer as fotos (algumas das quais apresento hoje), fui pesquisar se de fato essa é a mais alta árvore de Curitiba. Não encontrei a confirmação dessa informação, mas descobri que essa árvore é tombada pelo Patrimônio Cultural do Governo do Estado do Paraná. No livro do tombo, encontramos o seguinte texto:

"Árvore Paineira: Data da Inscrição 10/09/74. Está localizada na Praça General Werner H. Gross, esquina com a Rua Valentim Trevisam, no Bairro do Bom Retiro, Curitiba. A paineira é nativa do Brasil, podendo ser encontrada em regiões de clima tropical e subtropical, em locais ensolarados e com umidade moderada. Distribui-se desde a Paraíba até o Rio Grande do Sul. É árvore alta, galhosa, com tronco engrossado e fortemente armado com grossos e curtos espinhos. Forma uma copa muito grande, arredondada, com folhas compostas digitadas. As flores são cor-de-rosa. A floração ocorre no outono, época em que a árvore apresenta grande beleza. É largamente utilizada na arborização urbana. Os frutos, quando maduros, abrem-se espontaneamente por cinco fendas longitudinais, as valvas se desprendem, ficando somente a paina (branca semelhante ao algodão) pendurada na copa. As sementes, ricas em óleo, estão envoltas na paina branca e, quando nova, são procuradas por bandos de periquitos, que abrem os frutos com o bico."

Não sei se é a árvore mais alta de Curitiba (é tão alta que nela foi instalado um conjunto de pára-raios), mas é certamente uma das mais lindas que já vi na nossa cidade. Um texto da Gazeta do Povo informa que essa árvore tem 35 metros de altura.

Comentários

  1. Lindas fotos, curioso o fato do conjunto de para-raios.
    Me lembro dos chumaços de paina caindo, parecia uma chuva de algodão, uma ótima lembrança.

    Obrigado e parabéns por seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado SHC! É uma árvore muito especial e mais velha do que Curitiba, pelo que soube hoje.

      Excluir
    2. linda paineira; estimo em 300 anos...

      Excluir
  2. Havia uma Árvore Paineira que cresce na cidade, quando eu era uma criança. Lembro-me que agora.

    ResponderExcluir
  3. amei seu blog. posso matar a saudade que sinto dessa cidade maravilhosa de onde sai ha 7 anos.
    suas fotos são muito boas, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Fotos perfeitas da secular Paineira.

    ResponderExcluir
  5. Quantos metros tem essa árvore do Bom Retiro?
    Obrigado, FLÁVIO KRÜGER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavio. Encontrei uma matéria que diz ter 35 metros de altura essa árvore.

      Excluir
  6. Legal saber dessa istoria , linda paineira , ainda tá em uma praça com meu sobre nome , foi tombada 2 anos antes de eu nascer

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas