Um triste "antes e depois"!



 Uma amiga de Croquis Urbanos (Eliane) me mostrou uma foto de uma casa que ela dizia ser urgente que fosse registrada, pois essa estava com os dias contados. Reconheci a casa pois já havia feito um post sobre ela no ano passado (clique aqui para ver esse post).
Ontem pelo FB, soubemos que a casa tombou. Como hoje estava na região fotografando algumas ruas do bairro Vila Izabel, passei novamente onde estava a casa para fazer esse "antes e depois" de mais uma linda casa de madeira que tombou para dar espaço a um (provavelmente) novo empreendimento imobiliário.
Não creio que possamos dizer que foi um erro do proprietário do terreno e da casa determinar a sua demolição, afinal é um patrimônio (o terreno) pessoal e super valorizado que seu (ou seus) detentor têm pleno direito de dispor como acharem melhor. Mas é triste ver um exemplar tão bonito da arquitetura de madeira de Curitiba como era esse, desaparecer de vez da história da nossa cidade.
A última foto mostra a minha sombra visitando a sombra do que já foi essa casa!


Comentários

  1. O errado é Curitiba ainda não proteger essas casas através de legislação específica, de benefícios aos proprietários e tudo mais. Muito lamentável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma vez li que existia um espaço no Parque do Atuba chamado de "Vila da Madeira", para onde casas de madeira seriam transladadas para preservação. Fui ao local achando que iria encontrar dezenas de casas e frustração das frustrações, achei apenas 1 (uma) casa!!!! Ou seja, existe um local para onde essas casas, que têm tanta importância tem para a história de Curitiba, poderiam sobreviver ao tempo e à fome imobiliária mas não foi utilizado conforme planejado. Uma vergonha!

      Excluir
  2. Que sacanagem!! Eu moro perto e sempre admirava esta casa.. Mais uma grande perda para Curitiba! Infelizmente essa população não valoriza as "casas de madeira", que além de lindas são testemunhas da história de toda a região! Deveria mesmo haver legislação específica para preservação desta arquitetura.. Muito triste!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente Curitiba não tem uma lei de tombamento e me parece que esse não é um assunto que interesse aos nossos prefeitos. Falta maturidade para perceberem que a preservação valoriza a cidade, atrai investimentos, atrai turistas e todos ganham. Não faltam exemplos mundo afora.

      Excluir
  3. Os outros acima ja disseram o importante. Só quero registrar minha admiração pelo seu trabalho de "documentação carinhosa" e por vezes muito triste, desta cidade. Lia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia! Obrigado pelas palavras e companhia nas caminhadas/croquisadas!

      Excluir
  4. Olá. Conheci seu blog hoje no perfil XV Curitiba no facebook e devo dizer que já está como um dos meus favoritos. Quero dar o parabéns pelos registros, pois posso conhecer um pouco mais da minha (nossa) cidade.

    Link da publicação: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=727406023950466&set=a.464304953593909.110224.464290383595366&type=1&theater

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas