Pesquisar este blog
Circulando por Curitiba busca mostrar através de imagens acompanhadas de textos curtos, elementos da história, cultura, cotidiano, geografia, arquitetura e qualquer tema que tenha a cidade de Curitiba como protagonista.
Postagens mais visitadas
Casas do Batel: a casa misteriosa.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Infelizmente, não sei, mas moro bem pertinho dessa bela construção, meu amigo Takeuchi. Ao passar por ela, sempre estico o meu olhar na direção dos aspectos modernistas da obra.
ResponderExcluirLembra Vilanova Artigas. Será que é dele? Vejam em http://www.circulandoporcuritiba.com.br/2010/03/arquitetura-modernista-de-curitiba_18.html
ResponderExcluirLi em algum lugar que esse tipo de arquitetura, acho que lá dos anoa 60 ou 70, cujo nome desconheço, visava tirar o homem da terra, como que para afastar da "sujeira", insetos e umidade, por isso sempre dois pisos, com a maior parte dos ambientes no andar superior.
ResponderExcluirSe antes eu já não gostava muito do estilo, talvez pelas linhas retas, passei a ter uma restrição maior depois do que li, embora nunca comprovei ser verdade ou não.
OI Julio. Não sou arquiteto, portanto não tenho conhecimento para discorrer com desenvoltura pelo tema, mas no primeiro post que fiz sobre a arquitetura modernista em Curitiba (a primeira manifestação por aqui foi na década de 1930, com o grande expansão da década de 1950) foi baseado num livro de um grande estudioso do assunto. Se quiser conferir, veja em http://www.circulandoporcuritiba.com.br/2010/03/arquitetura-modernista-de-curitiba.html.
ExcluirQuanto a residências de mais de um pavimento, não penso que tenha exclusividade na arquitetura modernista, mas em toda a história da arquitetura.
Obrigado por passar por aqui!
Conheci, há tempos, dois engenheiros da Familia Puppi de Campo Largo, que tinham uma construtora que, acredito, fez a obra. Como um deles tinha conhecimento com o engenheiro/arquiteto Rubens Meister, inclusive morava numa casa projetada por este, acredito que esta casa da foto que tambem me chamou a atenção desde sempre, tenha sido projetada pelo Meister. tentei confirmar esta hipótese pela internet mas não tive êxito
ResponderExcluirWow! Bem interessante saber se Rubens Meister projetou a casa.
Excluir