A Arquitetura Modernista de Curitiba - Frederico Kirchgässner

Frederico Kirchgässner nasceu em Karlsrube, Alemanha. Foi trazido para o Brasil com seus pais e registrado como nascido em 12 de abril de 1899 em Ibirama, Santa Catarina. Mudou-se ainda criança para Curitiba, estudando na Deutcheknabeuschule do Colégio Bom Jesus.
Kirchgässner começou a trabalhar na Prefeitura de Curitiba, como desenhista, em 25 de junho de 1916, permanecendo no Departamento de Urbanismo até se aposentar. Em 1929, Kirchgassner viajou para Berlim, onde prestaria os exames e conseguiria o diploma de arquiteto, frequentando também curso de Belas Artes. Faleceu em Curitiba em 19 de agosto de 1988.


Casa Frederico Kirchgässner (1930). Rua Treze de Maio esquina com rua Portugal.
Em 1930, projetou e construiu sua própria casa, ano que marca a primeira manifestação da arquitetura modernista em Curitiba. Esta casa é uma pequena obra prima, pela implantação e distribuição do programa; pelo cuidado na técnica com que foi construída; pelos pórticos e pela utilização do terraço do último pavimento; e pelo requinte em que foram executados todos os detalhes da casa, das esquadrias ao mobiliário.


Casa Bernardo Kirchgässner (1936).R. Visconde de Nacar quase Manoel Ribas.
Projetada para seu irmão, foi sua segunda casa modernista, de concepção mais simplificada. Implantada em lote de meio de quadra, com aclive para os fundos, apresenta interessante composição de volumes. Buscando insolação em três faces da casa, o arquiteto levantou uma parede cega na divisa esquerda do lote, cuja orientação é sul.


Edifício na Rua Portugal (1958). R. Portugal entre Carlos Cavalcanti e Jaime Reis.
Edificação bem detalhada de arquitetura com reminiscências Art-Déco, sem uso de estrutura independente de concreto armado, com quatro pavimentos, implantados no alinhamento predial e ocupando toda a testada do terreno.

Comentários

  1. Muito bom este Post, só faço uma correção, a Casa Frederico Kirchgässner fina na esquina da Rua Jaime Reis com a Portugal, e não com a 13 de Maio.
    Dá até para ver a placa da Rua Portugal na tua foto...

    Abs
    Silvio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvio! Obrigado pela correção! Atualizei a informação.
      Abraço.

      Excluir
    2. Olá Washington, a primeira informação está correta, a casa fica sim na esquina da Rua Portugal com a Treze de Maio, a Rua Jaime Reis é a rua do viaduto na frente, a rua em que a casa faz esquina é a realmente o final da Rua Treze de Maio, rua que começa próxima ao teatro Guaíra. Eu posso te dizer isso com certeza pois moro no prédio ao lado a doze anos.

      Abrs

      Flavio Ramos

      Excluir
    3. Oi Methalico! De fato! Entrei no site da prefeitura e o endereço da casa é Rua 13 de Maio N.º 1224! A placa na esquina confirma isso!
      A confusão ocorre pois na esquina as 3 ruas se encontram!

      Excluir
  2. poderia marcar num mapa, fica mais fácil para achar, pra quem não é de curitiba, falo de brasília!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anderson. Coloquei os endereços em cada foto, assim pelo Google fica fácil localizar (e até ver mais imagens pelo Street View). Obrigado pelo interesse.

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas