sexta-feira, 12 de março de 2010

Parque São Lourenço



O Parque São Lourenço, com 203.918 m², possui uma grande área de recreação que compreende, dentre outras coisas, uma grande pista para carrinhos de rolimã e um parquinho para as crianças.

Seu principal equipamento é o Centro de Criatividade, inaugurado em 1972 e administrado pela Fundação Cultural de Curitiba. Dedica-se à realização de atividades ligadas as artes plásticas, pesquisa de som, luz e movimento. Lá funciona uma biblioteca, um local para exposições, auditório, sala de projeção e são ministrados, ao longo do ano, cursos de arte, sob a orientação de pessoas especializadas. Nesta construção de 2.500 m² funcionava uma antiga fábrica de cola que aproveitava as águas represadas do Rio Belém. Por ocasião das chuvas intensas, em 1970 o rompimento do tanque São Lourenço desativou a antiga fábrica. Aproveitando o local, a Prefeitura de Curitiba desapropriou a área e iniciou as obras de paisagismo, restaurando o lago e adaptando a antiga fábrica a seu atual objetivo. As pesadas máquinas e caldeiras que serviam à fábrica foram mantidas e pintadas, transformando-se em enormes esculturas, elementos decorativos do local.

Em maio de 1994 o centro implantou o Liceu de Artes, para preservar antigas técnicas e treinar aprendizes, visando a sua colocação no mercado de trabalho. Aqui, a criatividade flui em meio à paz do campo, onde plácidos carneiros se destacam na paisagem. Aos sábados, uma feira de artesanato acontece das 10h às 17h.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Roqueiro Curitibano. Legal o nome do seu blog. Vou checar em breve. Obrigado pelo elogio.
    Hauer e Boqueirão... tenho que explorar essa região que não é muito familiar para mim. valeu pela dica.

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.