Parque São Lourenço



O Parque São Lourenço, com 203.918 m², possui uma grande área de recreação que compreende, dentre outras coisas, uma grande pista para carrinhos de rolimã e um parquinho para as crianças.

Seu principal equipamento é o Centro de Criatividade, inaugurado em 1972 e administrado pela Fundação Cultural de Curitiba. Dedica-se à realização de atividades ligadas as artes plásticas, pesquisa de som, luz e movimento. Lá funciona uma biblioteca, um local para exposições, auditório, sala de projeção e são ministrados, ao longo do ano, cursos de arte, sob a orientação de pessoas especializadas. Nesta construção de 2.500 m² funcionava uma antiga fábrica de cola que aproveitava as águas represadas do Rio Belém. Por ocasião das chuvas intensas, em 1970 o rompimento do tanque São Lourenço desativou a antiga fábrica. Aproveitando o local, a Prefeitura de Curitiba desapropriou a área e iniciou as obras de paisagismo, restaurando o lago e adaptando a antiga fábrica a seu atual objetivo. As pesadas máquinas e caldeiras que serviam à fábrica foram mantidas e pintadas, transformando-se em enormes esculturas, elementos decorativos do local.

Em maio de 1994 o centro implantou o Liceu de Artes, para preservar antigas técnicas e treinar aprendizes, visando a sua colocação no mercado de trabalho. Aqui, a criatividade flui em meio à paz do campo, onde plácidos carneiros se destacam na paisagem. Aos sábados, uma feira de artesanato acontece das 10h às 17h.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Roqueiro Curitibano. Legal o nome do seu blog. Vou checar em breve. Obrigado pelo elogio.
    Hauer e Boqueirão... tenho que explorar essa região que não é muito familiar para mim. valeu pela dica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas