Criança quer futuro, não quer esmola


Esse grupo de estudantes estava na esquina da rua Brigadeiro Franco com a Av. Visconde de Guarapuava em Curitiba, na quadra entre a Praça Oswaldo Cruz e o Shopping Curitiba.
Além da algazarra que um grupo de adolescentes naturalmente faz, o que me chamou a atenção para o quadro todo, foi a placa da FAS (Fundação de Ação Social) da Prefeitura Municipal de Curitiba com a frase: "Criança quer FUTURO não quer esmola". A placa casa bem com a imagem dos estudantes, pois a melhor forma de proporcionar um futuro para as crianças é garantindo à todas o acesso ao ensino de qualidade.
A intenção dessa campanha é alertar para o problema de se dar esmolas e convidar às pessoas que desejam ajudar, a fazer isso em favor de entidades que efetivamente destinam esses recursos para ajudar a quem precisa, tendo esses recursos coordenados pelo FAS.
Segue parte de um texto encontrado no site da prefeitura:
"É o espírito de solidariedade humana que leva alguém a oferecer uma esmola. Entretanto, é importante que você pense nisso: este gesto de amor ao próximo pode estar contribuindo para que o problema aumente. Quem está nas ruas está mais próximo de organizações envolvidas com o tráfico de drogas ou da prostituição infantil. Quem dá esmola não pretende nada disto. Mas muitas vezes, por desconhecer os atendimentos que são ofertados, você acaba contribuindo para que a esmola se transforme em uma verdadeira indústria, atraindo crianças, jovens e adultos para as ruas, expondo essas pessoas aos riscos da violência urbana. Se você quiser, realmente ajudar, contribua para o Fundo Municipal de Assistência Social que destina seus recursos para atendimentos de crianças, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais, em programas próprios da Prefeitura Municipal de Curitiba ou através de inúmeras entidades conveniadas, devidamente registradas no Conselho Municipal. "
Seguem os links da FAS e do programa "Criança quer futuro".

Comentários

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas