Casas de Madeira de Curitiba 6


O prédio no fundo da foto denuncia que essa casa de madeira não fica numa área rural, apesar dos cavalos tranquilamente pastando no grande gramado. Mas pela foto, duvido que alguém que não conheça a casa poderia dizer que essa fica praticamente no centro de Curitiba, mais especificamente no Bairro Rebouças, na Rua Dr. Reynaldo Machado (paralela à Conselheiro Laurindo), entre as ruas Engenheiros Rebouças e Brasílio Itiberê. Reflexos do passado que ainda convivem (felizmente) com a Curitiba de hoje. Pena que a casa não parece estar tão bem preservada como merece a sua bela arquitetura (inclusive com os nossos curitibanos lambrequins).

Comentários

  1. Essas suas fotos serão futuramente documentos raros e preciosos. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Nossos governantes procuram dedicar seus esforços e atenção a problemas que consideram muito mais sérios, se comparados à preservação do nosso patrimonio histórico, artístico e natural e não que não existam pessoas sérias e recursos sendo aplicados nisso, mas eu gostaria de ver isso sendo feito com freqüência e com todos os recursos que seriam necessários. Muita coisa se perde e pouco dessa história é de fácil acesso para todos.
    Acredita que tentei de todas as formas obter uma simples planilha ou documento que relacionasse todas as edificações nas quais a prefeitura instalou na frente dessas, um totem contendo um breve relato histórico e um belo desenho? Ninguém no IPPUC, Fundação Cultural, 156 outros órgãos souberam dizer quem teria essa informação (que seria um belo guia para minhas andanças por Curitiba). Uma pena!
    Nas minhas férias, espero reservar alguns dias para visitar a biblioteca do IPPUC e a Casa da Memória em busca de informações sobre a cidade e sobre seu patrimônio.
    Abraço e obrigado pelas suas visitas ao blog e pelos seus comentários (espero nas minhas férias também, fazer aquela sua receita de sonhos!!).

    ResponderExcluir
  3. Não consegui localizar a casa, de memória, pois não estou em Curitiba. Será que não é na Reynaldo Machado? Na Conselheiro entre Brasílio e Engenheiros, a esquerda indo para o centro fica um estacionamento, os fundos da agência da Caixa e o posto de gasolina e 'a direita o gramado onde antigamente passavam os trilhos de trem. Então a casa acho que está na Dr. Reynaldo Machado. Quando for a Curitiba, confiro.

    ResponderExcluir
  4. Olá Helio,
    É isso mesmo. Como passo sempre de carro pela Conselheiro Laurindo, não percebia a rua Dr. Reynaldo Machado, o que deveria ser obvio já que da Conselheiro não há acesso direto às casas.
    Vou corrigir o Post!
    Obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas