Norah Jones no Teatro Positivo










Como parte de sua turnê mundial pelo disco The Fall, Norah Jones apresentou-se ontem pela primeira vez em Curitiba, no grande auditório do Teatro Positivo. Daqui segue para São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
O mínimo que se pode dizer do show é que foi fantástico. A banda que a acompanhava foi excelente (impressionante o guitarrista solo) e Norah Jones com um vocal perfeito (tal como nos seus discos), cantou com tranqüilidade absoluta, principalmente as músicas de seu ultimo disco, alguns sucessos de discos anteriores e algumas surpresas (como uma música de Johnny Cash).
Geethali Norah Jones Shankar nasceu em Nova York (Brooklyn) no dia 30 de marco de 1979. Desenvolveu sua mistura única de jazz e pop, com pitadas de blue, country e como mostrou em seu último trabalho, também de rock. Filha de Ravi Shankar (musico indiano muito conhecido pela amizade com os Beatles, em especial George Harrison), cresceu no Texas com sua mãe.
Sempre considerou a musica de Billie Holiday e Bill Evans ao mesmo tempo intrigante e reconfortante, mas nunca havia explorado o jazz até que durante o ensino médio, ganhou o prémio Dow Beat Student Music de melhor vocalista de jazz e melhor composição original em 1996, repetindo a dose em 1997. Deixou seu talento como vocalista em banho-maria por dois anos em busca de sua graduação como pianista de jazz pela Universidade do Norte do Texas, quando em 1999 aceitou o convite de um amigo para apresentar-se nos jazz clubs e cafeterias do Village em Nova York, lá a força e a atração do ambiente tornou-se forte a ponto de inspirá-la a compor suas próprias canções, apresentando-se regularmente com a banda Wax Poetic. Em outubro de 2000 gravou uma série de demos para a gravadora Blue Note. Norah Jones assinou com o selo no começo de 2001, ano em que trabalhou no material de seu primeiro disco, Come Away With Me, lançado em 2002, vendendo mais de 18 milhões de copias pelo mundo e dando à ela 8 premios Grammy.
Em 2004 lança o seu altamente esperado segundo álbum, Feels Like Home, que teve uma abordagem semelhante ao seu álbum de estréia (um misto de um estilo anos 70 de cantar com blues, country e seu estilo próprio de tocar piano).
Em 2007 foi lançado Not Too Late e 2009 marca uma evidente mudança em seu estilo (sem marido e sem cabelos compridos) com o lançamento do álbum The Fall.
The Fall completa a transição de seu estilo suave de cabaré para um estilo de composição e vocal modernos (mudança iniciada em Not Too Late). The Fall é forte e coeso, mantendo a elegância vocal de Come Away with Me, porém, sendo menos classicista. Isto em parte pode ser atribuído a escolha de Norah Jones por um novo produtor, que trouxe a pitada de rock que faltava em seu trabalho. Os arranjos procuram valorizar a voz e as novas composições originais de Norah Jones, algumas com a colaboração de velhos amigos (como Jesse Harris, que abre os seus shows no Brasil).
As informações sobre a vida e o trabalho de Norah Jones foram obtidas no site Allmusic.com.

Duas notas ruins que não poderia deixar de fazer. Fiquei mais uma vez altamente impressionado com a total falta de educação dos muitos que foram ao show e mesmo sabendo que o início estava marcado para as 21:00, insistem em chegar atrasados (pessoas e pessoas continuavam a chegar as 21:30), atrapalhando a todos que já estavam acomodados e principalmente, ao excelente musico que abria o show para Norah Jones. Muita gente chegou no final ou até, depois do show de abertura. Acho que os teatros e a mídia de um modo geral, deveria iniciar uma campanha por mais educação nos teatros.
Outro fato altamente desagradável foi uma pessoa que acredito ter sido contratada pelo teatro, que de posse de um canhão de luz portátil e altamente potente, disparava sua arma de todos os pontos do teatro em direção aos que tentavam fotografar ou filmar parte do show, incomodando e distraindo à todos durante todo o show (imagino que inclusive os artistas). Creio que um certo controle é necessário, pois dentre todos num teatro, pode existir alguém que tem interesse comercial nessas gravações, mas acho que a grande maioria apenas busca uma lembrança pessoal, não visando lucros com isso (caso desse modesto blog).

Comentários

  1. Parabéns pelas fotos. Eu confesso que não consegui tirar nada de fotos por causa dos lasers verdes que realmente distraiam muito.

    ResponderExcluir
  2. Oi Simone. Obrigado pela visita. Demais o show não? Realmente, muito chato aquele ninja!

    ResponderExcluir
  3. Cara, você me salvou ! Eu tava chateado por não ter nenhuma foto do show, que foi demais! sem comentários. Concordo com suas observações, realmente atrapalharam um pouco o espetáculo... aquele ninja verde me inibiu e acabei não tirando foto nenhuma, mas pior que isso era me pegar olhando pra onde tava aquele troço verde que surgia do além. Bom, mas faz parte. Se não for abusar (já abusando), poderia postar mais algumas fotos ? cara, elas ficaram exelentes ! Desde já agradeço !

    ResponderExcluir
  4. Olá Tabachin.

    Fiz poucas fotos e essas aí foram as melhores. Acho que as outras não valem a pena postar. Mas que bom que tenha gostado.

    ResponderExcluir
  5. Ah que pena, mas tudo bem. Como disse, vc já me "salvou". Para quem não tinha nada, essas 9 fotos já são fantásticas ! mas parabéns, mandou bem nas fotos, caprichou mesmo. Alías, gostei do blog como um todo. Abs

    ResponderExcluir
  6. Olá WTakeuchi, sua fotos ficaram ótimas. Agora fiquei curioso. Que máquina vc usou?


    Eu estava na primeira fila e consegui tirar algumas fotos também. Só não tirei mais pq o lanterna verde estava atrapalhando.

    link para as fotos:

    http://www.flickr.com/photos/56094646@N08/

    Quem tiver mais fotos ou vídeos, compartilhe com a gente.
    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  7. Olá Pedro.

    Estava usando uma Nikon D5000 lente 18-105mm. Eu estava na fila 11.

    Muito legal as suas fotos. Wow! Primeira fila!! Ela é demais, não é?

    ResponderExcluir
  8. Realmente o show foi inesquecível! Norah é demais!!! Alguém sabe o nome da banda que abriu o show?

    ResponderExcluir
  9. Oi Juliana. O nome do musico que abriu o show eh Jesse Harris.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas