Templo Evangélico Luterano
Esse templo foi construído em 1894, substituindo o antigo de 1876 que era edificado em pinho sobre estrutura em enxaimel, cuja torre ruiu em 1885.
A construção do novo templo coincidiu com a instalação do Estado Laico no Brasil, quando desapareceram as restrições do Império às religiões não-católicas.
Como eu não sabia o significado de enxaimel, segue o que encontrei na Wikipédia: O Enxaimel, ou Fachwerk é uma técnica de construção que consiste em paredes montadas com hastes de madeira encaixadas entre si em posições horizontais, verticais ou inclinadas, cujos espaços são preenchidos geralmente por pedras ou tijolos.
O templo fica na Rua Inácio Lustosa, 309 - São Francisco.
OPAZ, esse lugar tem charme... eu estava pedalando por ali outro dia e até parei para olhar... valeuz as informações,
ResponderExcluirJOPZ
O jardim é muito bonito, quando se está lá dentro não dá pra acreditar muito que se está no meio da cidade.
ResponderExcluirSou luterana e já fui em alguns cultos daí. Eles fazem cultos em alemão por lá também - se eu não estou enganada ainda fazem.
:)
Oi Jopz, realmente é charmosa.
ResponderExcluirOi Joana, espero um dia poder entrar e ver de outros angulos.
Olá,
ResponderExcluirCasas tipicamente alemãs são montadas com enxaimel.
Bonito trabalho retratar a nossa linda Curitjba
Obrigado Textofobia (não sei o seu nome). Apareça sempre por aqui.
ResponderExcluir"Construção de 1894 em substituição à edificada em pinho sobre estrutura de enxaimel, de 1976, cuja torre ruiu em 1885. O templo, com sino, coincidiu com a instalação do Estado Laico no Brasil, quando desapareceram as restrições do Império às religiões não-católicas." A informação esta toda truncada. Para começar, o edifício foi inaugurado em 1913...
ResponderExcluirOi Regina. De fato o texto estava horrivelmente truncado. Corrigi uma data (de 1976 para 1876). Mantive as informações pois as obtive, salvo engano, da placa instalada na calçada em frente ao templo, instalada pela prefeitura de Curitiba.
ExcluirAgradeço pelo comentário.
Meu bisavô pintou o interior da igreja, que está em seu estado original
ResponderExcluir