sexta-feira, 4 de março de 2011

Vila Maria




No início dessa semana passei casualmente pela Av. República Argentina e vi duas belas casas. Uma de madeira e outra de alvenaria que fora transformada em restaurante.
Hoje pela manhã, propositadamente mudei o meu itinerário normal para o trabalho para fazer essas fotos. Quando eu estava em frente à casa com a inscrição "Vila Maria", fui abordado por um senhor que me perguntou o porque das fotos. Expliquei o motivo e conversamos um pouco. O Sr. Carlos Gasparin me explicou que a casa foi construida pelo seu avô (um descendente de austríacos) para sua avó Dna. Maria. A casa foi passada para os pais do Sr. Carlos quando ele tinha apenas 1 ano de idade, onde morou por muitos anos. Dentro do restaurante, me mostrou onde ficava o seu berço. Disse que o problema da casa é que praticamente não há paredes para encostar guarda-roupas pela grande quantidade de janelas. Disse ainda, que a casa é uma unidade de interesse de preservação da Prefeitura de Curitiba e certamente será tombada quando tivermos em Curitiba uma lei de tombamento.
A Vila Maria fica na Av. República Argentina, 4639 - Novo Mundo.

8 comentários:

  1. A casa é linda. Pena essas placas do restaurante maculando a fachada e a entrada. Eu, que não sou do ramo, inventaria uma coisa bem mais charmosa.

    ResponderExcluir
  2. Acho que antigamente eles guardavam as roupas em baús e roupeiros (moveis baixos) e não em guarda-roupas... será?

    http://www.permutalivre.com.br/288977/comoda-antiga-para-guarda-roupa-sao-paulo.html

    JOPZ

    ResponderExcluir
  3. O Sr. Carlos disse que colocavam o guarda-roupa afastado da janela. FIcava meio estranho e ocupava muito espaço.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo blog este! Ver esta casa é muito bom. Há muito tempo morei no Novo Mundo, então conheço bem a região. Lembro que sempre passava com minha mãe na frente desta casa e falava "ainda vamos almoçar aí algum dia".

    E almoçamos. Mas que casa incrível. Histórica, muito bonita e com uma ótima comida. Acho que estava com minha querida ex-namorada também... É incrível como o tempo passa, parece que foi ontem, mas foi há uns 2 anos atrás.

    Ainda quero almoçar lá novamente. Só lembranças...

    ResponderExcluir
  5. A casa é muito bonita mesmo. Encontra-se preservada graças ao dono, que tem uma forte ligação afetiva com a casa.

    ResponderExcluir
  6. Será que o Sr Carlos é pai do Dino Gasparim que foi vereador do bairro final dos anos 50 e era dono de um Posto de gasolina neste mesmo bairro?
    Estou digitando essa história porque ao mostrar a casa ao meu marido ele foi contando que esse Dino foi quem fez a 1° carteira do trabalho de menor do meu marido na época com 14 anos...

    ResponderExcluir
  7. Oi Neia. Quem sabe vc e seu marido não vão à Vila Maria para um almoço e talvez o Sr. Calos possa confirmar essa e outras histórias. Se for, não deixe de me contar.

    ResponderExcluir
  8. É uma ideia ótima. Com certeza se formos contarei...

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.