Vila Maria
No início dessa semana passei casualmente pela Av. República Argentina e vi duas belas casas. Uma de madeira e outra de alvenaria que fora transformada em restaurante.
Hoje pela manhã, propositadamente mudei o meu itinerário normal para o trabalho para fazer essas fotos. Quando eu estava em frente à casa com a inscrição "Vila Maria", fui abordado por um senhor que me perguntou o porque das fotos. Expliquei o motivo e conversamos um pouco. O Sr. Carlos Gasparin me explicou que a casa foi construida pelo seu avô (um descendente de austríacos) para sua avó Dna. Maria. A casa foi passada para os pais do Sr. Carlos quando ele tinha apenas 1 ano de idade, onde morou por muitos anos. Dentro do restaurante, me mostrou onde ficava o seu berço. Disse que o problema da casa é que praticamente não há paredes para encostar guarda-roupas pela grande quantidade de janelas. Disse ainda, que a casa é uma unidade de interesse de preservação da Prefeitura de Curitiba e certamente será tombada quando tivermos em Curitiba uma lei de tombamento.
A Vila Maria fica na Av. República Argentina, 4639 - Novo Mundo.
A casa é linda. Pena essas placas do restaurante maculando a fachada e a entrada. Eu, que não sou do ramo, inventaria uma coisa bem mais charmosa.
ResponderExcluirAcho que antigamente eles guardavam as roupas em baús e roupeiros (moveis baixos) e não em guarda-roupas... será?
ResponderExcluirhttp://www.permutalivre.com.br/288977/comoda-antiga-para-guarda-roupa-sao-paulo.html
JOPZ
O Sr. Carlos disse que colocavam o guarda-roupa afastado da janela. FIcava meio estranho e ocupava muito espaço.
ResponderExcluirÓtimo blog este! Ver esta casa é muito bom. Há muito tempo morei no Novo Mundo, então conheço bem a região. Lembro que sempre passava com minha mãe na frente desta casa e falava "ainda vamos almoçar aí algum dia".
ResponderExcluirE almoçamos. Mas que casa incrível. Histórica, muito bonita e com uma ótima comida. Acho que estava com minha querida ex-namorada também... É incrível como o tempo passa, parece que foi ontem, mas foi há uns 2 anos atrás.
Ainda quero almoçar lá novamente. Só lembranças...
A casa é muito bonita mesmo. Encontra-se preservada graças ao dono, que tem uma forte ligação afetiva com a casa.
ResponderExcluirSerá que o Sr Carlos é pai do Dino Gasparim que foi vereador do bairro final dos anos 50 e era dono de um Posto de gasolina neste mesmo bairro?
ResponderExcluirEstou digitando essa história porque ao mostrar a casa ao meu marido ele foi contando que esse Dino foi quem fez a 1° carteira do trabalho de menor do meu marido na época com 14 anos...
Oi Neia. Quem sabe vc e seu marido não vão à Vila Maria para um almoço e talvez o Sr. Calos possa confirmar essa e outras histórias. Se for, não deixe de me contar.
ResponderExcluirÉ uma ideia ótima. Com certeza se formos contarei...
ResponderExcluirNa rua onde eu morava, há alguns anos atrás, havia uma casa com a inscrição Vila Maria. Vejam só:
ResponderExcluirhttps://www.google.com/maps/@-25.447713,-49.2853753,3a,33.3y,232.65h,89.5t/data=!3m7!1e1!3m5!1sUGsxbuMhoFZV96Y1urI_xg!2e0!5s20140101T000000!7i13312!8i6656
Interessante. Que bairro é?
ExcluirRua Dr Alexandre Gutierrez, Água Verde. Entre a Av Iguaçu e a Silva Jardim.
ExcluirMas a casa não existe mais. Foi demolida faz uns 2 anos. Eu morava ao lado.