Casas do Batel: a casa misteriosa.










Minha esposa trabalha na Rua Ângelo Sampaio, entre a Avenida Batel e a Al. Dom Pedro II. Na semana passada ela me disse que eu tinha que fotografar uma casa que ficara visível, depois da retirada de quase três caminhões de poda das árvores e mato que tornavam praticamente impossível a visualização da casa a partir da rua. Eu mesmo já passei várias vezes na Comendador Araújo e Avenida Batel para fotografar as casas para a série "Casas do Batel" nese blog e já havia percebido esse incrível terreno em triângulo no encontro da Comendador com a Benjamin Lins (continuação da Av. Batel). Interessante que amigas da minha esposa ficaram horrorizadas com a casa e acham que ela deve ser demolida para dar lugar a algo novo!

A casa de fato carecia de restauro, mas o terreno, a implantação da casa e a casa em sí para mim é absolutamente fantástica! Espero que o destino não seja a demolição e que na pior das hipóteses, a casa sirva para mais um estabelecimento comercial.

Tentei achar informações sobre a casa na internet, mas nada encontrei. Essa casa, assim como todas as outras mansões e palacetes da região, deve ter pertencido à alguma família importante de uma Curitiba que já não existe mais, mas que deixou essas maravilhosas casas como testemunha!

Fazendo um adendo a esse post, recebi do leitor Marcelo, uma foto fantástica de 1941 onde a casa em destaque pode ser observada e também, como era essa região na época, sem muitas das edificações que conhecemos e ainda com os trilhos dos bondes. Agradeço ao Marcelo pela imagem, a qual ele não sabe precisar a autoria.

Atualizando mais uma vez esse post na data de 31/10/2016. Recebi hoje uma mensagem de uma pessoa da família à qual pertence a casa e o seguinte me foi informado. A casa foi projetada pelo seu primeiro morador, que era arquiteto. Ela é um xodó da família e no momento está sendo restaurada. A casa jamais foi abandonada e sempre houve um cuidador (tenho certeza disso, pois num dado momento quase estabeleci contato com um deles). Nunca foi desejo da família que a casa fosse demolida ou que degradasse ao ponto de ruir. Nunca foi ocupada por moradores de rua ou utilizada para uso de drogas. Nunca morou na casa uma mulher numa cadeira de rodas e também, nenhum tipo de morte misteriosa ocorreu no seu interior.

Em 2017 uma outra atualização: A casa foi construída por Claro Américo Guimarães, que foi presidente do Clube Atlético Paranaense em 1940 e filho de Arcésio Guimarães, primeiro presidente do mesmo clube.

Quem sabe um dia eu consiga fazer novas fotos e contar sua história com mais detalhes.

Comentários

  1. Respostas
    1. E realmente muito linda. Penso ter conhecido o proprietário mas não confirmou. Alguns anos atrás, 2016, estavam consertando algumas coisas mais a edícula pra fazer um bar. Hj, outubro/2020, não sei como está, espero que não desfigurem essa linda propriedade.

      Excluir
  2. Creio que não. A Rua Comendador Araújo é tombada pelo Patrimonio Histórico do Estado e parece que algumas edificações também. Ontem passei tarde da noite pela casa e pude ver que havia luzes acesas na casa, não sei se um morador ou se um vigia. Bom sinal (eu acho).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta casa me chamou atenção outro dia. Agora sei por quê! É porque está visível! É muito bonita! Como alguém pode pensar em derrubá-la? O que acho mais gostoso, quando olho para essas casas mal cuidadas, é restaurá-las na minha mente, ficar imaginando como teriam sido nos áureos tempos! É enxergar beleza por baixo do maltrato.

      Excluir
    2. Esta casa pertencia a família Guimarães ....Claro Américo Guimarães e Deloeh Guimarães .... Até onde sabemos ...só resta um de seus filhos vivo...porém com paradeiro desconhecido ! Minha prima Ines Macedo tem um filme super8, feito por seu pai ..parente de Deloeh ...com cenas no interior da casa!

      Excluir
    3. Olá gostaria de saber se esse filé super 8 ainda existe? Sou sobrinho Neto do claro Américo Guimarães e aluguei a casa!

      Excluir
    4. Ah, pronto! Agora eu vou sonhar com esse filme do interior kkkk

      Excluir
  3. Como são fantásticas estas casas antigas! Washington, não sei se postou fotos do casarão do Parolin (Brigadeiro Franco, esquina com Trav. Livorno, próxima à Av. Kennedy) que é tombado. Fiz uma busca rapidinha aqui pelo blog e não encontrei. Ela finalmente está em obra, após a "quase" depredação total. Caso você se interesse, tenho certeza que os seguidores do blog iriam adorar ver o progresso desta obra. Ainda não sei o que vão fazer ali, mas a casa certamente será restaurada. Vamos torcer para que a memória arquitetônica original seja realmente preservada integralmente. Tomaram providências na última hora, ela estava agonizando, sendo abrigo para consumo de drogas e prostituição. Moro na Travessa, sou vizinha, será muito bom ver sua revitalização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Val você reparou que ela tem um símbolo na grade ....

      Excluir
    2. Olá.Val,morei.de.frente.para,o,casarão.por.20.anos,ou.melhor,de.fundos.era.de.frente.para.nossa.garagem,antes.dos,meus.pais.venderem.nossa.casa.na.esquina.da.Brig.franco.com.a.Trav.Livorno.
      Eles.que.entraram.com.o.pedido.de.Tombamento.em.1990,devido.á.tudo.o.que.você.disse.,com.razão.o.que.estava.virando.
      Hoje.é.da.Maçonaria,por.isso.o.símbolo.da.tradicional.Ordem.
      Abraços.

      Excluir
    3. Quanta historias que ainda nao conhecemos, como eram essas pessoas, o que elas gostavam de fazer? etc, hoje eu costumo visitar esses locais que me chamam muito a atenção para me lembra do passado, tenho 84 anos e ainda procuro essas historias.
      Obrigada Washington.
      (enviei um email para voce)
      ivetinha

      Excluir
  4. Espero de igual maneira que ela sobreviva, hoje em dia o dinheiro "destomba" tudo, e eu que apenas admiro a arquitetura e até mesmo o aspecto sombrio de algumas casas fico decepcionada quando vejo essas coisas, como aconteceu com o prédio da Antiga Mate Leão, que foi demolido pra virar uma "Universal"

    ResponderExcluir
  5. wow. someone really let that house go.
    I doubt someone lives there? It'd be cool to see the inside.
    Once a place is neglected, I think it becomes terrible very quickly.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heyyy, some photos i made in tha house!!!

      https://goo.gl/photos/1DmF5oDbwVCXF94B9

      Excluir
    2. Castro suas fotos de dentro da casa são incríveis!!! Amei!

      Excluir
  6. Oi Val. Fiz um post sobre o casarão dos Parolin segue o link: http://www.circulandoporcuritiba.com.br/search/label/Casar%C3%A3o%20dos%20Parolin. Ele está em obras? Que boa notícia. A impressão que tive foi que estavam esperando ele cair! Com certeza irei acompanhar.

    Pois é Isadora. Temos é que cobrar nossos vereadores e prefeito (atuais e futuros) para que deem mais atenção ao patrimonio da cidade. O e-mail deles está disponível no site da câmara e prefeitura.

    Hi Kitty. I think there is nobody living there. Just recently they removed the vegetation that used to hide the house. I hope they will restore the house.

    ResponderExcluir
  7. Sinistra e fascinante. Um dos meus sonhos é o de encontrar uma casa antiga e primeiro, ver como era a vida lá dentro e depois restaurar. Só sonho, é claro. Aqui perto de casa tem uma casa que combina bem com esse meu desejo. De vez em quando estico o passeio com meu cachorro só para passar na frente e ficar imaginando...

    ResponderExcluir
  8. Oi Jo. Engraçado, sempre gostei disso também. Olhar uma casa (especialmente uma degradada) e ficar imaginando as histórias que ela guarda. Passei nesses dias por essa casa e vi luzes acesas! Ficou mais interessante ainda!

    ResponderExcluir
  9. A casa é maravilhosa. Linda, mesmo da maneira que está (ela tem seu charme). Espero que ela seja restaurada pra poder ficar "nova" como um dia foi. Eu também, quando vejo um casarão antigo, fico imaginando como ele é por dentro... As histórias que o envolvem... E sempre sinto uma imensa vontade de conhece-lo... Mas ainda não puder matar esta minha vontade com nenhum casarão que chamou minha atenção...

    ResponderExcluir
  10. Washington,
    Eu estava literalmente ansioso por sua postagem a respeito dessa casa!
    Quase enviei um email avisando.
    A anos tenho quase uma obsessão para ver essa casa, pois sempre passava ao lado e não conseguia ter uma visão decente, realmente as árvores e mato cumpriam bem o papel.

    Tenho uma foto antiga da casa, com uma bela vista dela na década de 40, vou enviar por email, ok?

    ResponderExcluir
  11. Washington, meus pais moram ali perto e percebi que realmente algo está acontecendo na casa, pois antes da poda das árvores, foi colocado aquele portão na frente para a rua Benjamin Lins. Espero que seja recuperado!

    ResponderExcluir
  12. Tenho uma vontade incrivelmente grande de entrar nessa casa e saber como é por dentro, sou apaixonada por coisas antigas, e essa casa me fascina, impossível passar perto e nao ficar olhando incessantemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luisa! Essa casa é realmente especial. Se conseguir entrar um dia, me conte como é!

      Excluir
  13. Passo todos os dias de ônibus em frente a esta casa e morro de vontade de saber como eh por dentro e sua historia. No entanto tem um morador bem simpático na casa. Um belo cãozinho que as vezes fica deitado na entrada (escadas) de acesso. Sinal que alguém mora lah...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que seja reformada e volte a ser plenamente ocupada. O lugar é mais do privilegiado.

      Excluir
  14. Adoro essa casa, esses dias passei por lá e pude ver um lustre lindo antigo dentro da casa! Queria muito saber a história dessa casa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que a pessoa que vivia na casa faleceu. Hoje uma pessoa mora no local para cuidar da casa.

      Excluir
  15. Respostas
    1. Obrigado Luiz. Na Gazeta de hoje (01/06/13) saiu a foto antiga desse post.

      Excluir
  16. Prezado, minha mãe conheceu essa casa por dentro, quando era criança. Disse que na torre havia uma fantástica coleção de trenzinhos de ferro, que andavam pelo chão, com cenário e tudo. Era de uma família de imigrantes alemães. Gostei muito da postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claude. A sua mão recorda-se do nome da família que vivia nessa casa? Ela teria alguma história para contar a respeito da casa? Obrigado pelo seu comentário.

      Excluir
    2. exatamente!!! o advogado do meu falecido pai, nascido em 1926, ainda é vivo, e dia desses me contou que quando era menino conhecia o filho do dono, que era filho único e tinha um quarto onde possuía uma espécie de "ferrorama", um trem elétrico que andava sozinho... o que pra época era algo muito fora da realidade dos meninos, pois só uma criança muito rica como o filho do dono deste casarão poderia usufruir. a casa ficou ainda mais assustadora pra mim depois que ele me contou essa história. eu fico imaginando o trem andando sozinho no trilho por um dos cômodos durante a noite... é muito edgard allan poe, essa casa!

      Excluir
  17. Parece uma típica casa de filme de Terror, eu não entraria ai a noite...

    ResponderExcluir
  18. Essa casa é extremamente misteriosa e atraente! Eu também ia achar incrível conhecê-la por dentro e saber mais sobre a história dela!

    ResponderExcluir
  19. Olá Washington! Sou estudante e pesquisadora na área de Patrimônio Histórico em Curitiba e sempre que posso venho ver seu site, que adoro. Há uma casa pela qual sempre passei e me perguntei qual seria a história, fica bem no começo da Martin Afonso, de frente para a Kellers e está bem abandonada. Acredito que alguém more lá, pois já vi um senhor lá dentro. Se ainda não a viu, acho que vale uma passada... Abraços e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anita! Obrigado por curtir o meu blog! Essa outra casa que você eu também notei e fiz um post sobre ela em http://www.circulandoporcuritiba.com.br/2013/06/uma-arvore-e-uma-casa-incrivel.html. Nos comentários há mais informações sobre ela (inclusive de um a sobrinha-neta do morador da casa).

      Excluir
  20. vejo está casa todo dia adoraria entrar nela,sinto nela uma força estranha que me convida a entrar

    ResponderExcluir
  21. washington adoro seu blog porque curto casas antigas, perto do colegio rio branco tem uma casa muito façisnante ela e de 1917 quando curitiba ainda nem era uma grande çidade. ela está com uma placa de aluga-se.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julio. Colegio Rio Branco do Batel? Se for, eu estudei nesse colegio. Tem o endereço da casa?
      Obrigado por curtir o blog.
      Abraço.

      Excluir
    2. sim! no batel a rua: e bispo dom josé a casa fica bem em frente ao colégio, ela e marron claro e branca tem uma placa de aluga-se o ano da casa é 1914, acho que ela mereçe uma foto no seu blog

      Excluir
    3. sim do bate! a rua da casa é bispo dom josé, bem em frente ao colégio, ela e tombada polo patrimonio publico, seu ano e de 1914, tem uma placa de aluga-se nela. acho que ela mereçe uma foto e um comentario seu blog.

      Excluir
  22. Respostas
    1. Oi Julio. Passei em frente à casa e é interessante mesmo. Tive acesso a uma lista com as Unidades de Interesse de Preservação em Curitiba e por mais estranho que pareça, a casa ao lado dessa consta da lista (no número 2423 da Bispo D. José) e antes dessa, uma linda casa no número 2349. Há outras na região que preciso de um tempo para circular com calma por alí.

      Excluir
    2. Olá,entrei.no.site.da.imobiliária.que.está.alugando.essa.casa.que.o.Júlio.falou,é.para.locação.comercial.tipo.para.boate,já.deve.ter.sido.algo.do.tipo.está.bem.judiada...eis.as.fotos.internas:
      http://www.davidpellissari.com.br/detalhes_loc.asp?imob=001367&ref=000032
      abços

      Excluir
  23. Nossa agora sei que não estou mais sozinha, e que existe pessoas com o mesmo fascínio que eu por casas antigas. Me criei em uma no Batel, que há alguns anos foi derrubada. É muito triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a natureza das cidades, principalmente as grandes. Feliz das que preservam seu patrimônio.

      Excluir
  24. Muito fraco o blog, pois carece de aprofundamento histórico, filosófico e folclórico. Idéia boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá professor Brasil (é esse mesmo o seu nome ou seria apenas uma alegoria?). O foco do meu blog, desde o princípio, sempre foi a fotografia e apresentar o que vejo e vivo em Curitiba. Não posso me aprofundar em temas que não domino e qualquer tentativa nesse sentido seria no mínimo irresponsável. O textos (por vezes muito curtos) servem apenas para situar a imagens e quem sabe, despertar no visitante o interesse e talvez, incentivar o aprofundamento do qual se recente o professor.
      Muito obrigado pela sua visita (e pelo jeito, única).

      Excluir
  25. Fotografei esta casa em 1974, usei uma Yashica Eletro 35 e uma Agfa Ambi Silette, filme tri x pan kodak, lembro bem. Quanta coisa se perdeu...Hoje temos backup automático......

    ResponderExcluir
  26. Eu acho essa casa muito linda! Deve ter muitas histórias de vidas que passaram por ela. Parabéns pelas fotos.

    ResponderExcluir
  27. Ola, alguma novidade sobre essa casa?

    ResponderExcluir
  28. Gostaria de saber se há alguma novidade sobre ela também. Tenho vontade de juntar umas três ou quatro pessoas e pedir para conhecer a casa, sozinha não tenho muita coragem, alguém se habilita? Antes que decidam por tomba-la, pois esses dias passando por lá, notei que o telhado na parte de trás foi retirado, mas não sei qual a intenção disto.

    ResponderExcluir
  29. Continuo torcendo para um final feliz para essa casa.

    ResponderExcluir
  30. ...tenho a gradecer esta MARAVILHOSA IMAGEM!!!! A casa é por demais bela, fiquei fascinada e assim como você, dói o simples pensar que possa ser demolida, para dar espaço a uma construção comercial!!!! Será, com certeza um erro irreparável!!! Isso é memória e que deve ser assim vista e apreciada: é um tesouro na história de sua capital - Curitiba! Sou de São Paulo, e uma fotógrafa postou um casarão de janelas azuis do Batel, eu me encantei, pois escrevo e a foto foi total inspiração para versos...por isso saí á cata de outras imagens e me deparei com a sua! Essa casa é belíssima!!!! Grata por esse presente!!!

    ResponderExcluir
  31. uma de minhas tias maria stock scheneider morova na rua bueno aires e muitas veses que ia la eu por varios motivas passsei enfrente a esta casa sempre quis saber quem era dono desta bela casa ai resistindo aos aranha ceus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Permanece para mim o mistério! Até hoje não sei a história dessa incrível casa.

      Excluir
  32. Caros, hoje fui visitar a casa que sera a locacao de um videoclipe que estou a participar com uma equipe. O lugar eh incrivel e como faço a direçao de arte me empolguei em entrat em todos os comodos e pesquisar mais. Muitos objetos da epoca estao por la, o porao eh soturno com muitos periodicos de muito tempo atras. Ha muitos mas muitos livros de maçonaria, estudos psiquiatricos e rabiscos de anatomia. Entre diarios e brinquedos antigos, moveis e uma energia muito intensa existem la. O sotao tem muitos eletrodomesticos, bonecas antigas de porcelana, fotos que datam dos anos 40 e 60, quadros antigos e instrumentos medicos. Ha um quarto numa das torres que tem um armario de brinquedos e paredes com pinturas feitas a mao, como se fosse de uma criança. Tudo intacto. Apenas os quartos terreos tem objetos modernos o resto esta parado no tempo carregando itens de varias geraçoes. Muita coisa sobre o jockey clube e premios de turfe, um jardim incrivel com simbologias nos pisos e uma cozinha sem janelas, assim como um vitral redondo na sala principal formando um desenho bem atipico. Estarei registrando com fotos durante o processo de making of e postando assim que possivel. Muito curioso e procurei mais sobre o local e acabei achando seu blog, entao resolvi compartilhar o achado uma vez q nao sei mais fora o que vi hj. Quem nos abriu os portoes sao os atuais locatarios que pretendem fazer uma casa noturna, por isso quero aproveitar para registrar o maximo possivel pois ali eh um objeto de estudo muito curioso e intacto ate certo ponto. Um livro que achei la e me despertou muito o interesse chama-se os quatro gigantes da alma, a capa era absurda e a arte incrivel. Fiquei um bom tempo meditando sobre o espaço e tentando entender como era a vida por la, parecia que alem de muito conhecimento e misterios uma angustia permanecia no ar. Fiquei intrigado e espero que as fotos falem por si e cada um tenha uma interpretacao bem propria. Gostaria de conseguir informacoes sobre os antigos residentes do eapaço. Ate onde sei, um dos filhos de joaquim americo residiu la, era medico e viajava muito para o exterior. Isso ha um bom tempo atras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por favor, me avise quando as fotos estiverem prontas... viniciusprado_franco@hotmail.com

      Excluir
    2. Olá Vinicius, seguem algumas fotos feitas lá na casa, futuramente disponibilizarei mais algumas!!! Um abraço

      https://goo.gl/photos/1DmF5oDbwVCXF94B9

      Excluir
    3. nossa Castro, q viagem essas suas fotos.... parabéns

      Excluir
    4. Que incrível poder entrar nessa casa através das suas fotos Castro! Muito obrigado pelos comentários e pode compartilhar suas fotos.
      Sombria a casa, como imaginava! Gostaria de visitar pessoalmente.

      Excluir
    5. Se de alguma forma eu puder visitar, saiba que estou dentro!!

      Excluir
  33. Sensacional MorangoTango! Aguardo as fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seguem algumas fotos!!!

      https://goo.gl/photos/1DmF5oDbwVCXF94B9

      Excluir
  34. Hey!!! Valeu. Que legal que curtiu o olhar e o registro. O cenario eh fantastico e quis retrata-lo exatamente como está!!

    ResponderExcluir
  35. Achei fascinante ! Por favor se puder me mande as fotos também.
    rosangela_rodrigues76@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ro!!!!! Assim que terminarmos o ensaio, disponibilizaremos e te aviso sim!!!! Junto comigo, uma equipe de fotógrafos ja esta preparando tudo tb!!!! Um abração!!!!

      Excluir
  36. Olá Ro e Takeuch,desde pequena sou apaixonada pela casa misteriosa, quando ia com meu avô visitar os amigos dele no Castelinho, ficava me retorcendo para enchegar está cada tão próxima e ao mesmo tempo distante! Entre 88 e 98, mais precisamente em 93 consegui conhecer o morador dali rapidamente e, neste ano 2016 que retonei à Curitiba,passando por ali, bati palmas e saiu na janela um rapaz forte e loiro dizendo ter alugado por 5anos para fazer um bar, quase morri de desgosto e com a certeza que a casa está invadida. Início do século 19 a família de Portugal construíram ali está casa eram ervateiros/Familia Ross, quando conheci o morador dali, avistei ficou gravado em minha memória e igual a vcs também quero a preservação dela é de muitas outras que formam a cidade de Curitiba bem como seus cidadãos é lamentável se estiver mesmo invadida!!busquei muito mas a pessoa que tenho certeza ser a mesma de93 não confirma que mirou ali só que morou no Batel.Peco desculpas em colocar minhas experiências e expectativas nesta, sem ser solicitada. Agradeço valiosa atenção e deixo meu número para whatsapp 41- 95427556 Silvia Carneiro Valente. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar suas informações Silvia. A casa provavelmente será preservada, uma vez que várias casas da Comendador Araujo são tombadas. Creio que essa é uma delas.

      Excluir
  37. Olá Ro e Takeuch,desde pequena sou apaixonada pela casa misteriosa, quando ia com meu avô visitar os amigos dele no Castelinho, ficava me retorcendo para enchegar está cada tão próxima e ao mesmo tempo distante! Entre 88 e 98, mais precisamente em 93 consegui conhecer o morador dali rapidamente e, neste ano 2016 que retonei à Curitiba,passando por ali, bati palmas e saiu na janela um rapaz forte e loiro dizendo ter alugado por 5anos para fazer um bar, quase morri de desgosto e com a certeza que a casa está invadida. Início do século 19 a família de Portugal construíram ali está casa eram ervateiros/Familia Ross, quando conheci o morador dali, avistei ficou gravado em minha memória e igual a vcs também quero a preservação dela é de muitas outras que formam a cidade de Curitiba bem como seus cidadãos é lamentável se estiver mesmo invadida!!busquei muito mas a pessoa que tenho certeza ser a mesma de93 não confirma que mirou ali só que morou no Batel.Peco desculpas em colocar minhas experiências e expectativas nesta, sem ser solicitada. Agradeço valiosa atenção e deixo meu número para whatsapp 41- 95427556 Silvia Carneiro Valente. Obrigada!

    ResponderExcluir
  38. https://www.google.com.br/maps/@-25.4455003,-49.295141,3a,30y,156.33h,91.03t/data=!3m6!1e1!3m4!1s5uGVmb9kdjcZgeRq0cyAiQ!2e0!7i13312!8i6656 Esta casa é fantástica vale a pena ser fotografada Rua Bispo Dom José Batel.

    ResponderExcluir
  39. Achei esta belezura ,Praça Miguel Couto Curitiba os detalhes desta casa são de tirar o fôlego...Como gostaria de poder entrar para admirar uma casa assim...https://www.google.com.br/maps/@-25.4443608,-49.2920408,3a,90y,331.88h,90.83t/data=!3m6!1e1!3m4!1sFNBbGGmMnEoWQW0g7X7UiQ!2e0!7i13312!8i6656

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa pertence à Secretaria de Educação e irá transformar-se um dia no museu da educação. Já entrei nela e é bem interessante.

      Excluir
  40. Linda casa de 1920 na Av do Batel...https://www.google.com.br/maps/@-25.4440518,-49.2912715,3a,75y,340.97h,83.27t/data=!3m6!1e1!3m4!1sHAgEt44cNrSItqgdaoXurQ!2e0!7i13312!8i6656

    ResponderExcluir
  41. Ainda bem mais uma mansão tombada e restaurada na Av Batel expectativa para ver a finalização...Parabéns pelo seu blog , graças a matérias como estas postadas por vc ,no futuro poderemos vislumbrar-se com as históricas construções de um passado glorioso...https://www.google.com.br/maps/@-25.442548,-49.2880506,3a,75y,356.55h,104.71t/data=!3m6!1e1!3m4!1seGn3AvsarMx5F0uF4xQF-g!2e0!7i13312!8i6656

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim! A Sociedade dos Operários do Batel. Muito linda. Creio que virou um centro comercial.

      Excluir
    2. Este casarão que está sendo restaurado era a antiga Churrascaria Cruzeiro

      Excluir
  42. Ola, assim como você ( se eu fosse rico) meu sonho é comprar uma casa antiga nesse estado, restaurar e morar. Amo casas com história, seja ela feliz ou triste sinto que casas guardam varias energias dentro. Gostei do blog, continue com o conteúdo, muito atrativo.. abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos. Essa casa está sendo restaurada no momento. Curioso para saber que finalidade darão à ela. Obrigado por curtir o blog. Abraço.

      Excluir
  43. Olá... segundo um amigo, está casa esta "sob judice",. pois que os "de cujos" testaram-na em favor de uma governanta muito zelosa...mas os herdeiros contestaram judicialmente....Pra vc checkar a verdade tem que procurar nos cartórios civeis ... Diz ele que é uma contenda que vem de muitos anos. Se ja foi dado sentença..também não sei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaike. Se havia algum problema judicial, penso que foi resolvido, uma vez que a casa está em reforma e deve receber um estabelecimento comercial futuramente. Não vejo a hora de poder circular pela casa!

      Excluir
    2. Eu também! É uma casa misteriosa e sedutora rs. Minha mãe mora há algumas quadras dela, e as vezes quando vamos caminhar gosto de ficar observando-a: parece que ela tem vida própria

      Excluir
  44. Salve galera!!!! O clipe filmado no casarão ficou pronto e lançamos este final de semana. Espero que todos curtam e possam se ambientar visualizando mais algumas imagens da casa.
    A idéia foi trazer a atmosfera da casa de forma imagética em um clipe da banda mística Nomad Magush e Dow Raíz!!!! Confiram aí!!!! Abraços!!!!

    https://www.youtube.com/watch?v=F_o1FfChVOo

    Vejam mais trabalhos do nosso coletivo em:
    facebook.com/casatreze
    youtube.com/casatreze

    ResponderExcluir
  45. Alguém lembra da.panificadora a favorita? Em frente à este estabelecimento tinha uma casa a época já antiga, isto em 1980, 1981. Me.parece construíram um predio no local , comendador araujo 279. Alguém conheceu?

    ResponderExcluir
  46. Muito bom mesmo mais eu estou interessada em comprar uma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos mais lindos de Curitiba está vago na Rua Comendador Araújo.

      Excluir
  47. Gosto de mais de casarões antigo , parabéns

    ResponderExcluir
  48. Esta casa na Bispo Dom José, na minha adolescência, anos 60, era habitada por uma pessoa de nome Maurício Guimarães. Na garagem havia um Dodge Dart azul claro, quatro portas.

    ResponderExcluir
  49. Você poderia tentar fazer uma nova matéria sobre esta casa, não acha ???? Tem coisas bem interessantes nela hoje em dia! Ela sempre me chamou muito a atenção!

    ResponderExcluir
  50. oi
    moro hoje perto dessa casa da Comendador Araujo
    a um tempo atras acho que mais ou menos dois anos percebi uma movimentação na casa
    perguntei a alguém que estava saindo e a pessoa disse que uma tia deixou de herança para um sobrinho ... parece que agora tem gente morando novamente...
    tenho muita curiosidade dever a casa por dentro...

    ResponderExcluir
  51. Fui em uma festa nessa casa no começo de 2019 conhecida como casarao só tinhamos acesso a parte de baixo, achei que tinha virado uma casa de festas mesmo.

    ResponderExcluir
  52. Consegue ter acesso pelo portão lateral, creio que ainda há alguém morando no local sim, era uma balada até antes da pandemia estava em pleno funcionamento. Chamado Casarão, tem perfil no facebook Cazarão Batel, trabalhei de segurança lá.

    ResponderExcluir
  53. Gostaria de saber a história de um casarão bem antigo que tem perto do shopping Curitiba quase ao lado da praça Osvaldo Cruz, fico imaginando de quem pertença, qual a história ela é linda *-*

    ResponderExcluir
  54. a familia esta em negociaçao desse imovel comigo tenho interesse em preserva la como a maioria das casas q comprei em curitiba, como o castelinho da XV. projeto meu e de reformar toda seguindo o projeto original onde farei uma loja de audio high end e vintages a ideia no inicio era a casa da familia zattar mas o centro europeu ja estava engatado no negocio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, caso consiga efetivar o negócio e caso autorize, gostaria muitíssimo de visitar essa casa e fotografar internamente.

      Excluir
    2. Leonardo, aqui é o Major Félix do Corpo de Bombeiros, apoio os projetos que visam a preservação histórica de nossa Cidade. Parabéns pelo interesse em preservar!

      Excluir
    3. Olá, Maj Felix, como vai? Conseguiu vender o casarão da Lapa? Em tão pouco tempo planejei uma bela reforma para ela, pena que só na minha mente! Agora que terminei de ler as mensagens sobre o casarão do Batel, vou ver a fotos, o filme e "começar outra reforma" kkkk! Abraços!

      Excluir
    4. Essa casa é do meu tio. Compartilharei com o meu pai esse post que ele pode responder as dúvidas. Ele também é claro americo Guimarães

      Excluir
  55. Hoje passei pelo Batel e vi alguns Casarões, fiz uma pesquisa e acabei encontrando seu Blog,o que me deixou muito feliz,pois pude conhecer a história de alguns lugares do Batel. Parabéns pela pesquisa, a Casa é fantástica e a contribuição das pessoas que aqui comentaram só me fez ter mais curiosidade sobre a Casa. Abcs

    ResponderExcluir
  56. Realmente fantástica. Muito bonita.
    Tomara que ela seja restaurada

    ResponderExcluir
  57. eu sou acadêmica de licenciatura em história e tenho que fazer um trabalho da matéria de arqueologia, e pensei num tema pois estava lendo um livro da verticalização de Curitiba dos anos de 1930 a 1960 e eu sempre penso nas belas e icônicas casas, casarões e palacetes de Curitiba, os quais acabam virando um grande edifício. Me entristece rsrs ver isso. Então pensei em fazer algo assim no trabalho e a primeira casa que em veio na cabeça foi exatamente essa. Gostei do post e de todos os comentários e mais ainda as fotos,. obrigada =)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas