Estádio Durival Britto e Silva ou estádio da Vila Capanema






Sempre adiei o post sobre o estádio da Vila Capanema pois gostaria de fotografá-lo de cima do Viaduto do Capanema, algo que somente nesse último final de semana eu fiz. Alem de boas fotos da região da rodoferroviária, acho que consegui imagens interessantes do estádio do Paraná Clube.
O Estádio Durival Britto e Silva, também conhecido como Vila Capanema foi inaugurado em 23 de janeiro de 1947, tendo sido uma das sedes da Copa do Mundo de 1950. Na época era o terceiro maior estádio do país, com capacidade inferior apenas ao Pacaembu, em São Paulo e ao São Januário, no Rio de Janeiro. O estádio já pertenceu ao Ferroviário, Colorado e atualmente pertence ao Paraná Clube. Seu nome é uma homenagem ao então Superintendente da Rede Ferroviária do Paraná na época da sua construção e o apelido vem da sua localização, o antigo bairro do Capanema (atualmente Jardim Botânico).
Sua construção foi um marco na vida do Clube Atlético Ferroviário e na história do futebol paranaense. O clube, fundado em 1930 por funcionários da Rede Ferroviária, estava crescendo e precisava de um estádio de porte para mandar seus jogos. O projeto do estádio foi feito pelo arquiteto Rubens Meister.
Quando o Brasil ganhou o direito de sediar a Copa do Mundo de futebol em 1950, a primeira após 12 anos de paralisação por causa do grande conflito mundial, a cidade de Curitiba credenciou-se para ser uma das sub-sedes. A Federação Paranaense de Futebol ofereceu à CBD - então Confederação Brasileira de Desportos - o belíssimo e recém inaugurado Estádio Durival Britto. No dia 25 de junho de 1950 o estádio ficou lotado para o jogo entre Espanha e Estados unidos. O segundo jogo da Copa em Curitiba aconteceu no dia 29 de junho entre as equipes de Paraguai e Suécia. O estádio Durival Britto e Silva entrava para a história das grandes praças esportivas do mundo.
No ano de 1971 o Ferroviário se fundiu a outros dois clubes de Curitiba, dando origem ao Colorado Esporte Clube, e o Durival de Brito e Silva passou a ter novo dono. Outra fusão aconteceu, desta vez entre o Colorado e o Esporte Clube Pinheiros em 1989, nascendo o Paraná Clube, o atual proprietário da Vila Capanema.
Fonte: wikipedia

Comentários

  1. Meu pai foi sócio fundador do COLORADO, e é claro que ganhei uma camisetinha vermelha com aquele símbolo esquisito. Fui a jogos neste estádio na década de 70 e é uma pena o estado em que o estádio se encontra hoje. Pensar que se podia "até" nadar naquela piscina. Meu irmão comenta até hoje sobre certo jogo em que um "empate" foi comprado para dois times serem campeões ao mesmo tempo, e lembra dos presidentes dos dois clubes dando a volta olímpica enrolados em suas respectivas bandeiras...rssss Serve pra gente não fantasiar que maracutaia é coisa de agora e que há anos atrás, no "nosso tempo", isso não existia. Será que alguém se lembra disso? Como fotos desencavam lembranças guardadas no fundo do baú. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Oi Val. Que legal que tenha freqüentado o estádio do Colorado. Eu li sobre esse jogo que seu irmão comenta, os jogadores de ambos os times ficaram se jogando no chão para matar tempo.
    Obrigado pela visita ao blog. Espero que volte sempre.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá...que maaarrraaaaviiilhaaaa essas fotos, saudades dos tempos que era vizinha desde que nasci deste estádio, e sempre íamos assistir jogos e treinamentos dos jogadores...nossa...você me passou algumas coisas que não sabia do estádio, aproveitando rsrsrs...vou perguntar a nossa amiga Val aí...se o pai dela por um acaso não guarda fotos antigas desse lugar com as casas dos moradores que eram famílias de funcionários da RÊDE...obrigada mais uma vez Washington...abraços.

    ResponderExcluir
  4. OI Neia. Obrigado. Tenho ainda outras fotos da região da rodoferroviária que postarei outro dia. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Néia! Não tenho estas fotos. Tenho fotos de todos os meus primos e meu irmão na arquibancada torcendo pelo Coloradinho! E apenas essas, infelizmente. Seria muito interessante vê-las.
    E estarei sim, sempre por aqui, se continuar me permitindo, Washington. Estou adorando as fotos. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Val pelo carinho de responder...essas fotos dos teus primos é de que ano...vc pode mandar a resposta no meu email; neiadacosta@yahoo.com.br...bjs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas