Il Brasile e gli italiani - Antigo Quartel do Exército na Praça Oswaldo Cruz



O atual Shopping Curitiba ocupa o prédio, projetado em 1886 pelo engenheiro Francisco Monteiro Tourinho, que foi a sede do Comando da 5ª Região Militar do Exército Brasileiro. Na foto de 1905 observamos a região era um grande descampado, onde o prédio do exército fazia companhia para pequenas chácaras.
Seguindo o estilo militar do início do século 20, o prédio apresenta linhas retas e alguns detalhes em semi-arcos, principalmente nas janelas que se tornaram grandes aberturas para manter a iluminação. Na fachada o destaque era o mastro para bandeira, o brasão e o gradil da sacada, mantidos até hoje. Por suas características e importância histórica, o quartel se transformou em uma unidade de interesse de preservação do município de Curitiba.
O imóvel foi vendido pelo exército em 1989 e em 1996 no local foi inaugurado o Shopping Curitiba, preservando a fachada e parte do interior.
Não consegui o mesmo ângulo da foto de 1905, pois o ponto da foto hoje encontra-se na Praça Oswaldo Cruz, provavelmente onde está o ginásio.

Comentários

  1. OPAZ, 3 semanas atras estava com meus pais detonando um x-infarto lá no OUTBACK STEAK HOUSE e lembramos... meu pai se alistou ali na decada de 60 para servir na brigada paraquedista do RJ, eu também me apresentei ali para o exame de saúde para o NPOR no final dos anos 80, quantas historias naquele local, legal as suas fotos e a imagem antiga, legal perceber a passagem dos anos, da utilidade do local e seu uso pela cidade e cidadãos.

    JOPZ

    ResponderExcluir
  2. Oi Jopz, Legal o seu comentário. Mudam as pessoas assim como muda a cidade. Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas