terça-feira, 8 de maio de 2012

Grupo de Caminhadas Observacionais - Água Verde - Ceboleira







No último sábado fizemos mais uma bela caminhada com o Grupo de Caminhadas Observacionais. O bairro explorado dessa vez foi o Água Verde e apesar de ser um lugar onde circulo com muita frequência, como eu esperava, vi muita coisa nova.
Um dos pontos altos foi podermos olhar de perto uma Ceboleira que é tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado do Paraná. O tombamento aconteceu em 24/01/1990 e nessa data a Ceboleira tinha 11 metros de altura, 10 metros de circunferência na base do tronco e idade estimada em 35 anos (portanto, hoje teria 57 anos). Essa árvore incrível (só de perto para constatar isso) fica na Rua Prof. Assis Gonçalves – 644, dentro de um condomínio.
A Ceboleira, ombu, umbú ou bela-sombra é o nome comum da Phytolacca dioica L., uma planta de grande porte, de madeira mole, carnosa e encharcada, com origem nas pampas da América do Sul, utilizada como ornamental nas zonas de clima mediterrânico. Apesar de apresentar morfologia arbórea, a ceboleira é uma planta herbácea de grandes dimensões, não tendo madeira no seu caule, pese embora o seu tamanho. A planta forma uma canópia com um perímetro de 12 a 15 m, podendo atingir uma altura de 12 a 18 m. O nome deriva da palavra guarani ombu, que significa vulto ou sombra.
A ceboleira tem um crescimento muito rápido, mas, sendo uma planta herbácea, o seu caule é esponjoso, podendo facilmente ser cortado com uma faca. A sua seiva é venenosa, tendo um cheiro desagradável, pelo que a planta não é atacada por herbívoros e está imune aos gafanhotos e outros insectos esfoliantes.

6 comentários:

  1. Opaz, otimas informações... eu faço uma trilha de montanha que passar por 3 ou 4 dessas arvores e sempre tive curiosidade de saber o nome, agora estou por dentro! valeuz!

    JOPZ

    ResponderExcluir
  2. Maravilha o roteiro da caminhada e lindas as fotos. Obrigada e parabens à coordenação de Mario e Raphinha, e ao registros de Takeushi. Muito bom mesmo fazer parte do grupo!!! LIa Monica

    ResponderExcluir
  3. Belíssimos registros desta espécie fantástica.
    Parabéns...

    ResponderExcluir
  4. Ficamos todos de queixo caído com a árvore!

    ResponderExcluir
  5. Quando andei por Curitiba, (janeiro 2012) olhei bem para o verde da cidade.

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.