Grupo de Caminhadas Observacionais - Água Verde - Ceboleira







No último sábado fizemos mais uma bela caminhada com o Grupo de Caminhadas Observacionais. O bairro explorado dessa vez foi o Água Verde e apesar de ser um lugar onde circulo com muita frequência, como eu esperava, vi muita coisa nova.
Um dos pontos altos foi podermos olhar de perto uma Ceboleira que é tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado do Paraná. O tombamento aconteceu em 24/01/1990 e nessa data a Ceboleira tinha 11 metros de altura, 10 metros de circunferência na base do tronco e idade estimada em 35 anos (portanto, hoje teria 57 anos). Essa árvore incrível (só de perto para constatar isso) fica na Rua Prof. Assis Gonçalves – 644, dentro de um condomínio.
A Ceboleira, ombu, umbú ou bela-sombra é o nome comum da Phytolacca dioica L., uma planta de grande porte, de madeira mole, carnosa e encharcada, com origem nas pampas da América do Sul, utilizada como ornamental nas zonas de clima mediterrânico. Apesar de apresentar morfologia arbórea, a ceboleira é uma planta herbácea de grandes dimensões, não tendo madeira no seu caule, pese embora o seu tamanho. A planta forma uma canópia com um perímetro de 12 a 15 m, podendo atingir uma altura de 12 a 18 m. O nome deriva da palavra guarani ombu, que significa vulto ou sombra.
A ceboleira tem um crescimento muito rápido, mas, sendo uma planta herbácea, o seu caule é esponjoso, podendo facilmente ser cortado com uma faca. A sua seiva é venenosa, tendo um cheiro desagradável, pelo que a planta não é atacada por herbívoros e está imune aos gafanhotos e outros insectos esfoliantes.

Comentários

  1. Opaz, otimas informações... eu faço uma trilha de montanha que passar por 3 ou 4 dessas arvores e sempre tive curiosidade de saber o nome, agora estou por dentro! valeuz!

    JOPZ

    ResponderExcluir
  2. Maravilha o roteiro da caminhada e lindas as fotos. Obrigada e parabens à coordenação de Mario e Raphinha, e ao registros de Takeushi. Muito bom mesmo fazer parte do grupo!!! LIa Monica

    ResponderExcluir
  3. Belíssimos registros desta espécie fantástica.
    Parabéns...

    ResponderExcluir
  4. Quando andei por Curitiba, (janeiro 2012) olhei bem para o verde da cidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas