Santuário Sagrado Coração de Jesus
Durante a nossa última caminhada, circulamos o cemitério da Água Verde e por isso, fiz as fotos o Santuário Sagrado Coração de Jesus dos ângulos que mostro hoje.
Encontrei o site da paróquia e dele, replico o seguinte texto contando a sua história.
Na colônia Dantas (o primeiro nome do Bairro Água Verde), a vida religiosa teve início com o Padre Pedro Colbachini, missionário italiano, que celebrou a primeira Missa na casa de Antônio Bonato no dia 25 de maio de 1886.
A primeira capela de madeira foi logo substituída por uma construção maior de alvenaria, que foi inaugurada em 29 de junho de 1888.
No ano de 1889 veio da Bélgica a imagem do Sagrado Coração de Jesus, que solenemente foi introduzida na nova igreja.
Os Padres Claretianos executaram os trabalhos religiosos na região de 1905 a 1919, ano em que a colônia da Água Verde passou para a jurisdição da Paróquia do Portão, sob a responsabilidade dos Padres Josefinos até o ano de 1954.
O arcebispo Dom Manoel da Silveira D'Elboux criou no dia 25 de junho de 1954 a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no bairro da Água Verde, dando posse ao seu primeiro pároco, o Padre Francisco Starzynski no dia 29 de junho do mesmo ano.
O maior problema inicial da nova paróquia era substituir a pequena e acanhada matriz por um novo templo que viesse atender melhor o grande desenvolvimento do bairro. Em julho de 1959 teve início a construção da atual igreja, que é uma das maiores de nossa capital.
Entre os anos de 1972 e 1975 ocupou a função de pároco o padre Domingos Salomão Kahel.
Na sequência foi nomeado o padre Francisco Gorski que ocupou o cargo até falecer em 1998.
Atualmente o pároco é o Pe. Octávio Aládio Vaz Filho, que é também o Padre Reitor do Santuário, visto que a nossa matriz foi elevada à categoria de Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus em 30 de junho de 1999.
Fonte: Site da Paróquia Agua Verde
Comentários
Postar um comentário
O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.