Pichada a primeira casa modernista de Curitiba


Tenho grande admiração pelos exemplares da arquitetura modernista de Curitiba, espalhados por toda cidade. Todo movimento tem que ter um início e em Curitiba esse foi dado por Frederico Kirchgässner em 1930 (acesse o post sobre ele aqui), quando ele projetou e construiu a sua própria casa. Essa casa, que fica na rua Jaime Reis esquina com rua 13 de Maio é considerada a primeira manifestação da arquitetura modernista em Curitiba.
Apesar de considerada uma UIP e um patrimônio de Curitiba (como podemos observar pelo totem na calçada), essa pequena obra prima não escapou da falta de educação e falta de cultura dos vândalos que resolveram deixar seu lixo grafado nas paredes da casa. Felizmente nada que uma ação de restauro não resolva (assim espero).

Comentários

  1. Fico com uma raiva daquelas quando avisto as pichações pela cidade, Takeuchi. Tomara que a amostra arquitetônica acima receba o trato merecido, assim como o pichador, quando identificado, receba a punição exemplar, não aquelas passadas de mão na cabeça como se ele fosse um "coitadinho" desamparado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas