terça-feira, 29 de maio de 2012

Pichada a primeira casa modernista de Curitiba


Tenho grande admiração pelos exemplares da arquitetura modernista de Curitiba, espalhados por toda cidade. Todo movimento tem que ter um início e em Curitiba esse foi dado por Frederico Kirchgässner em 1930 (acesse o post sobre ele aqui), quando ele projetou e construiu a sua própria casa. Essa casa, que fica na rua Jaime Reis esquina com rua 13 de Maio é considerada a primeira manifestação da arquitetura modernista em Curitiba.
Apesar de considerada uma UIP e um patrimônio de Curitiba (como podemos observar pelo totem na calçada), essa pequena obra prima não escapou da falta de educação e falta de cultura dos vândalos que resolveram deixar seu lixo grafado nas paredes da casa. Felizmente nada que uma ação de restauro não resolva (assim espero).

Um comentário:

  1. Fico com uma raiva daquelas quando avisto as pichações pela cidade, Takeuchi. Tomara que a amostra arquitetônica acima receba o trato merecido, assim como o pichador, quando identificado, receba a punição exemplar, não aquelas passadas de mão na cabeça como se ele fosse um "coitadinho" desamparado.

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.