Loren - 80 - la piu bella


A atriz italiana Sophia Loren, completou 80 anos em 2014 e para homenageá-la, aconteceu na Cinemateca uma mostra de filmes e uma belíssima exposição de 30 fotos do fotógrafo pessoal da atriz, Tazio Secchiaroli, que pelo que li na internet já deveria ter fechado, mas que para minha sorte e de quem correr à Cinemateca, continua disponível.
Sophia Loren está entre as atrizes mais famosas do mundo e é considerada a estrela mais brilhante da Itália. Atuou em mais de cem filmes e ganhou prêmios como o Leão de Ouro em Veneza, cinco Globos de Ouro, o Bafta e um Oscar de Melhor Atriz.
Ainda adolescente, Loren foi descoberta pelo produtor Carlo Ponti, com quem se casou mais tarde. Estreou em Hollywood no filme Orgulho e Paixão, com Frank Sinatra e Cary Grant. Em 1962, levou o Oscar de melhor atriz por Duas Mulheres, de Vittorio de Sica. Foi a primeira vez que uma atriz recebeu o prêmio pelo desempenho em um filme de língua não inglesa.
Para marcar seus 80 anos, Loren protagonizou o curta Voce Umana, adaptação do texto de Jean Cocteau dirigida pelo seu filho Eduardo Ponti. Também lançou o livro de memórias Ontem, Hoje e Amanhã – A Minha Vida.
O cineasta Federico Fellini foi quem descobriu e apelidou o fotojornalista Tazio Secchiaroli de paparazzo. O fotógrafo indiscreto virou até personagem no filme A Doce Vida, mas abandonou o trabalho de rua para se especializar na fotografia de bastidores. Procurava usar o mesmo filme dos diretores para que as fotos tivessem a textura do filme rodado. Loren e Marcello Mastroianni o tinham como fotógrafo pessoal, estabelecendo uma relação profissional e de amizade que durou anos. Secchiaroli morreu em 1998.
Os trabalhos em preto e branco, também selecionados por Antonio Cava, foram digitalizados diretamente de fotografias e negativos originais, em Milão, sob supervisão do filho do fotógrafo, David Secchiaroli e da pesquisadora Giovanna Bertelli.
A mostra e a exposição têm produção da Cava Produções Artísticas e apoio da Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba e Consulado Geral da Itália em Curitiba.

Comentários

Postagens mais visitadas