Edifício Asa


Pela foto, pode-se chegar à errada conclusão de que o alto edifício é o moderno e o pequeno prédio com um ar histórico é o antigo.

Na verdade não. Onde hoje estão localizados os restaurantes Spedinni e o oriental Yu (esse último é muito bom, diga-se de passagem), originalmente existia uma filial da Livraria Ghignone (essa sim muito antiga). A reforma que deu origem à esses dois restaurantes é bem recente.
O prédio ao fundo é o Edifício Asa, que ocupa um grande terreno e possui uma galeria com três saídas: Praça Osório, Voluntários da Pátria e Al. Dr. Carlos de Carvalho.
O Asa foi o primeiro edifício comercial e residencial de Curitiba, tendo sua construção concluída em  1954. Possui 22 andares, sendo duas alas residenciais com amplos apartamentos e uma ala comecial com centenas de salas, onde pode ser encontrado o que se possa imaginar em termos de serviços.
A galeria, possui diversos estabelecimentos comerciais, o que contribui para a altíssima circulação diária de pessoas.
Esse prédio faz parte da minha história, pois nele morei por mais de 12 anos.

Comentários

  1. Olá! Estou indo morar lá semana que vem!
    A emoção corre solta!
    Será que você consegue encontrar a planta deste edificio?? Posta ela aí!

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebeccah! Bem vinda à Curitiba! Você irá morar no Edifício Asa? Olha, a planta seria meio complicado, pois teria que solicitar na administração do prédio. Mas morei por quase 10 anos nesse edifício e posso falar um pouquinho dele. No térreo há uma galeria com três acessos, um pela Praça Osório (ala na qual morei), outro pela rua Voluntários da Pátria (para qual a ala comercial se volta) e outro acesso pela Al. Carlos de Carvalho (a outra ala residencial).
      Na Ala Osório são sempre dois apartamentos muito grandes para os padrões atuais, com um pé direito mais alto do que o habitual de hoje. São 3 quartos (dois maiores na frente e um menor). Como o prédio é antigo, há apenas um banheiro social e uma única e grande sala. A cozinha é gigante, já que nessa época as refeições eram feitas na cozinha. Nos fundos uma área de serviço com um pequeno quarto e um banheiro bem pequeno. A vista para a Praça Osório para mim é algo que sempre me fascinou e até hoje me acalma.
      Se for morar nesse prédio, espero que seja tão feliz quanto eu fui!
      Há lendas e lendas sobre o Asa (tem a noiva fantasma, ruidos, etc), mas nunca vi ou ouvi nada de estranho no Asa, apenas os sons dos vizinhos no banheiro!

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas