Antiga sede do Clube Curitibano


A foto feita na noite do dia 21/08 a partir da esquina das Ruas Tobias de Macedo e João M. Garcez, mostra a praça Generoso Marques e no centro da foto e ao fundo, um edifício iluminado, com a inscrição J. Malucelli, na esquina das ruas Barão do Rio Branco e XV de Novembro (a Rua das Flores).

Trata-se de um importante edifício para a história de Curitiba (tendo sua fachada tombada pelo patrimônio histórico municipal). Com inspiração no movimento modernista, o edifício foi construido no lugar de um sobrado que abrigava o Clube Curitibano. De propriedade do clube, o edifício teve sua construção iniciada em 1947 e concluída em 1950. O clube ocupava os três primeiros andares, alugando o restante dos 11 andares. O clube, com muito luxo, ocupou o espaço até 1968, quando mudou-se para a sede que ocupa até hoje no bairro Água Verde. Enquanto esteve nesse edifício, foi atração para todos os moradores e turistas, sendo considerado um dos mais luxuosos endereços de Curitiba.

A degradação tomou conta do prédio nos anos 90. Em 2005 o clube declarou sua intenção em desfazer-se do prédio, que foi adquirido pelo Grupo J. Malucelli. O projeto e recuperação do predio demorou dois anos para concretizar-se e foi realizado em parceria com a UFPR, com profissionais e estudantes dos cursos de engenharia e arquitetura.  

Totalmente recuperado, inclusive com pesquisa e restauração às condições originais de diversos ambientes, o prédio é hoje ocupado por empresas e orgãos municipais.

Comentários

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas