CEU (Casa do Estudante Universitário do Paraná)


A CEU (Casa do Estudante Universitário do Paraná) teve seu projeto apresentado pelos estudantes, liderados por Oséas de Castro Neves, à então primeira dama do estado a Sra. Hermínia Lupion em 1947, que o acolheu assumindo o compromisso de concretizar esse desejo dos estudantes.

Em 11/08/1948 a primeira sede (provisória) foi aberta na Avenda Luiz Xavier. Em 1949 a CEU tornou-se uma fundação e teve então, iniciada a construção de sua sede definitiva, na Rua Luiz Leão, ao lado do Passeio Público. O prédio foi inaugurado no dia 26/04/1956, com a presença do Presidente da República Juscelino Kubistcheck e do Governador do Paraná Moysés Lupion.

Em 2009 teve início a primeira reforma da CEU através de convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Curitiba e o aval da UFPR.  

Pela casa onde hoje moram perto de 170 estudantes, todos de fora de Curitiba, já passaram moradores ilustres como José Richa, Reinhold Stephannes e Orlando Pessuti.

Essas informações foram obtidas do blog: ceu-pr.blogspot.com

Comentários

  1. Olá sr. Takeuchi,

    A Casa do Estudante é um ponto histórico da educação curitibana.Passou por uma reforma, o sr. poderia fotografar como ela está agora. Fica a dica de aproveitar e ali pertinho ver o Colegio Estadual que também foi reformado... valeu!

    Prof. Amaury Pio

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Professor. Obrigado pela sua visita.

    Sem dúvida a CEU é importante para nossa cidade.

    Talvez pelo fato da foto ser P&B, a iluminação estar um pouco sombria e o enquadramento não convencional, tenham passado a impressão da foto ser antiga. Mas a foto foi feita no dia 28/08/2010 e a CEU está dessa forma. Infelizmente, como podemos ver na foto, foi pichada, algo que lamentavelmente está se tornando uma praga.

    Quanto ao Estadual, realmente faz quase um ano que o fotografei. Vi que estão fazendo testes de pintura no seu muro. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas