Sociedade Thalia

A Sociedade Thalia foi fundada em 04 Abril de 1882 por dezoito imigrantes alemães com o objetivo de abrigar as suas reuniões, com destaque ao teatro, as artes e a música. No primeiro ano, havia 126 sócios e a primeira sede funcionava na Rua Mateus Leme, anos depois na Praça Tiradentes e no final do século, na Rua XV de Novembro.

Como curiosidade, o nome Thalia vem da mitologia grega e ela é uma das nove musas. Thalia é a musa da comédia.

Com a tensão gerada na Primeira Grande Guerra, o clube passou a ser observado pela policia e o governo obrigou a sociedade a mudar seu nome, sua diretoria, que tivesse características brasileiras e que nenhum documento fosse redigido na língua alemã. O Verein Thalia passou então a chamar-se Sociedade Thalia em 26 de janeiro de 1918, época que contava com 340 sócios. Nessa época documentos e livros escritos em alemão foram destruídos.

Em dezembro de 1942 a Sociedade Thalia passa a ter sede própria na Rua Comendador Araújo e em 1954 já contava com mais de 3000 associados, numa época em que Curitiba tinha 150 mil habitantes, tendo portanto, uma ativa participação na vida social de Curitiba.

Sua estrutura foi ampliada em 1967 com a inauguração da Fazenda Thalia; novamente em 1974 com o Thalia Guaratuba e pela última vez em 1984 com a inauguração da Sede Olímpica do Tarumã. Todas essas sedes oferecem aos associados diversas opções de lazer, áreas verdes e infra-estrutura.

O clube desenvolve diversas atividades culturais (como o grupo folclórico Original Einigkeir Tanzgruppe), tem intensa participação nos eventos esportivos da cidade e é também muito conhecido por suas festas e seus bailes.

É enfim, um clube que com seus 128 anos de existência, faz parte da história da imigração alemã e da história de Curitiba, contando hoje com aproximadamente 30.000 associados.

As informações desse texto foram extraídas de um vídeo institucional intitulado Sociedade Thalia, gentilmente cedido pela administração do clube.


Comentários

  1. Pensei que vc usaría fotos da viagem, fico curiosa com o que vc fotografó lá, quando poderé ver alguma coisa??

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Jugler.

    Oi Yavarí! Como vai? Está de volta ao Brasil? Bem, estou no momento organizando as fotos para editar um livro pessoal (no www.blurb.com). Depois vou pensar se farei um blog ou não. Mas amanhã vou abrir um parêntesis e fazer um post sobre a viagem. Vai fazer o curso anual? Abraço.

    ResponderExcluir
  3. EU VOU FAZER UM EVENTO NESSE ANO NO THALIA!!!
    TÔ MTO ANSIOSA!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana! Nossa, parece ser um evento importante! Espero que tudo dê certo!!

    ResponderExcluir
  5. Ouvi dizer que o Clube Thalia está com sérias dificuldades financeiras e já estuda vender seu patrimônio para outro Clube. Uma das possíveis opções seria o Graciosa, que teria interesse em ter uma sede no centro (mas com alto padrão), será que isso pode acontecer ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas