Reabertura da Casa Romário Martins



A notícia é um pouco antiga (5 meses), mas como não havia comentado ainda e como as fotos feitas em Abril ainda não haviam sido postadas, segue um texto do site da prefeitura de Curitiba informando a reabertura da Casa Romário Martins (último legítimo exemplar da arquitetura Portuguesa em Curitiba).

No dia 26/03 Curitiba voltou a contar com um de seus mais tradicionais espaços de exposição, especialmente dedicado a divulgar a história da cidade. Depois de passar por obras de restauração, a Casa Romário Martins foi reaberta com uma exposição e lançamento de um boletim que retrata o universo das charges e caricaturas em Curitiba na primeira metade do século passado.




"Factos da actualidade: Charges e caricaturas em Curitiba, 1900 - 1950", escrito pelas pesquisadoras Aparecida Vaz da Silva Bahls e Mariane Cristina Buso, é uma edição especial da série Boletim Casa Romário Martins, publicada pela Fundação Cultural de Curitiba. Ele apresenta o resultado de pesquisas iniciadas em 2006, com o resgate de um rico material que retrata uma época pelo traço de importantes chargistas.

Com base no acervo da Fundação Cultural de Curitiba, as autoras complementaram suas pesquisas nos acervos da Biblioteca Pública do Paraná e do Museu Paranaense. Nessa trajetória, levantaram mais de setecentas imagens, tendo como ponto de partida as obras de João Pedro, o Mulato. O trabalho desdobrou-se nas charges e caricaturas das revistas, culminando com as criações de Alceu Chichorro.
Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba

Interessante (ou triste mesmo!) notar nessas charges que a "praga" dos maus políticos do qual somos vítimas não é novidade no Brasil. 

A única saída é educação, liberdade de expressão e voto consciente.

Comentários

Postagens mais visitadas