IPPUC




A feição e as práticas que tornaram Curitiba conhecida mundialmente como um exemplo de planejamento urbano, tiveram sempre como origem, o IPPUC - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba.
O IPPUC nasceu da vontade política do prefeito Ivo Arzua Pereira (gestão 1962-1966), que acatou a recomendação da Comissão Julgadora do concurso público realizado em 1964, para que um grupo de técnicos da Prefeitura Municipal acompanhasse todas as etapas de elaboração do Plano Preliminar de Urbanismo para Curitiba.
A Assessoria de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba foi criada por Decreto Municipal em 31 de julho de 1965. Ao mesmo tempo, era encaminhada, à Câmara Municipal, proposta de Lei criando o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba - IPPUC.
O IPPUC tem por missão, coordenar o processo de planejamento e monitoramento urbano da cidade, compatibilizando as ações do Município com as da Região Metropolitana, em busca do desenvolvimento sustentável, por meio do desenvolvimento de planos e projetos urbanísticos alinhados ao plano diretor. 
As informações acima foram obtidas do site do IPPUC, onde muitas outras informações valiosas a respeito de Curitiba podem ser encontradas. Vale ainda, uma visita ao IPPUC, que fica no Cabral na Rua Bom Jesus 669. Além de muito bonito, rendendo boas fotos, lá temos acesso à biblioteca do instituto e às publicações do IPPUC disponíveis para venda.

Comentários

Postagens mais visitadas