Rua Riachuelo


A Rua Riachuelo já foi conhecida como Carioca do Campo (ou Carioca de Cima, já que a de baixo ficava na altura da hoje Marechal Deodoro) nos meados do século XIX, entre as atuais Rua São Francisco e Rua 13 de Maio. Lá existia uma bica, onde os moradores se serviam de água para seus afazeres domésticos.
Nessa época não era bem uma rua, mas um largo à leste da cidade, que terminava num capoeiral. A Avenida João Gualberto estava nascendo e depois crescendo, transformou a Carioca numa rua de fato.
Anos mais tarde, conquistas da Guerra do Paraguai rebatizaram a Carioca como Riachuelo e a da Entrada como Aquidabã. Ao contrário da Aquidabã, que mais tarde virou Emiliano Perneta, a Riachuelo escapou da especialidade dos vereadores de Curitiba em mudar os nomes das ruas.
Fonte: Ruas e Histórias de Curitiba de Valério Hoerner Jr.


Devo ainda fazer outro post sobre a Riachuelo, já que essa passou por recente reforma promovida pela PMC.

Comentários

  1. Obrigada!!!
    E parabéns pelas fotos lindas!
    Uma inspiração!!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Andréia. Obrigado pelo elogio.

    Hi Kitty! Kind of sad, isn't it?

    ResponderExcluir
  3. Olá. Muito legal o seu blog, parabéns! Eu também escrevo sobre Curitiba e urbanidades em geral no meu blog "Diário Urbano" (http://diariourbano.com.br/). Abraços, Patrícia.

    ResponderExcluir
  4. Oi Patricia.
    Obrigado pela sua visita. Dei uma passeada pelo seu blog. Bem legal. As fotos são bem boas. Legal saber que há mais pessoas clicando Curitiba.
    Ví seu post sobre Itá. Acredita que quando fui nessa cidade à trabalho, vimos os operários juntando as pedras em volta da igreja pois em breve aconteceria a inundação por conta da represa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas