sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Casa de governadores na Praça Osório




Interessante morar tanto tempo num lugar e não notar certas coisas. Não me recordo como eu via essa fantástica casa que fica de frente para a Praça Osório (na esquina com a Travessa Jesuíno Marcondes), mas certamente ela deveria estar num estado em que não chamada a atenção, seja por estar escondida por placas, ou escondida pelos maus tratos, ou por uma pintura que não valorizava seus detalhes.
Muito recentemente observei a casa estava restaurada e que um restaurante estava instalado nessa casa e fui buscar informações sobre ela. Liguei para o número da placa e falei com a Sra. Nelbe (que empresta seu nome ao restaurante). Ela muito gentilmente me informou que a casa fora construída por Affonso Alves de Camargo (deputado estadual, federal, senador e governador do estado nos perídos de 1916-1920 e de 1928 a 1930) e nela mais tarde, moraria seu genro, Bento Munhoz da Rocha Netto (governador do Paraná de 1951 a 1954). Trata-se portanto de uma casa histórica e que agora restaurada, mostra toda a sua beleza.

3 comentários:

  1. A casa após ser restaurada ficou linda e abriga um restaurante com um cardápio muito variado e uma comida muito gostosa, além de um ambiente bem descontraído. Vale a pena visitar e apreciar essa maravilha no centro da cidade.

    ResponderExcluir
  2. Oi Edinéia. Vou conferir o cardápio um dia desses. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Muito linda essa casa. E o café colonial da Nelbi tem muita coisa deliciosa!

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.